Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jorge Sampaoli escreve “carta” para o Flamengo: “Tentei, mas não consegui mudar”

    Técnico argentino foi desligado dias após perder o título da Copa do Brasil para o São Paulo

    Mateus Moreirada Itatiaia

    Dias após o vice da Copa do Brasil, a diretoria do Flamengo demitiu Jorge Sampaoli na última quinta-feira (28). O Rubro-Negro perdeu o título ao empatar por 1 a 1 com o São Paulo, nesse domingo (24), no Morumbi. No jogo de ida, no Maracanã, a equipe foi derrotada por 1 a 0. Em suas redes sociais, o técnico argentino escreveu uma carta de despedida nesta segunda-feira (2).

    Veja a nota na íntegra

    Nação,

    Nem sempre os nossos sonhos são realizados como esperamos. Infelizmente, por inúmeros motivos anteriores à minha chegada e que tentei, mas não consegui mudar, não foi possível conquistar os resultados para colocar o Flamengo onde deveria estar.

    Lembrarei sempre do Maracanã lotado, pulsante. É o maior palco do futebol! Agradeço aos funcionários, jogadores, comissão técnica e torcedores pelo convívio nestes 5 meses.

    Um abraço,

    Jorge Sampaoli.

    Desempenho

    Após 39 jogos, com 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas, Jorge Sampaoli não resistiu. A equipe, vice-campeã da Copa do Brasil, caiu nas oitavas de final da Libertadores para o Olimpia-PAR, de forma surpreendente, e faz campanha oscilante no Brasileirão. Neste momento, está fora da zona de classificação para a Libertadores do ano que vem, com 40 pontos no sétimo lugar da tabela.

    O aproveitamento do time com o treinador foi de 60,68% dos pontos. Para efeito de comparação, os antecessores de Sampaoli foram: Vítor Pereira, com 57,4% em 18 jogos entre janeiro e abril de 2023, e Dorival Júnior, com 66,7% em 43 jogos de junho e novembro de 2022.

    A passagem de Jorge Sampaoli

    A pressão sobre o treinador já era grande há semanas, mas o presidente Rodolfo Landim bancou sua permanência. Depois do jogo contra o São Paulo, no entanto, o dirigente optou pelo silêncio.

    O momento mais crítico da passagem do treinador foi após a agressão sofrida por Pedro pelo preparador físico Pablo Fernández, no vestiário do Independência, em Belo Horizonte, depois da vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Atlético. O membro da comissão técnica de Sampaoli acabou demitido.

    Outro momento de tensão foi a queda do Rubro-Negro nas oitavas de final da Copa Libertadores, para o Olimpia, do Paraguai, depois de abrir 2 a 0 no confronto.

    O período de Sampaoli no Ninho do Urubu ficou marcado pelo distanciamento do treinador. Em nenhum momento ao longo da sua passagem, o técnico conseguiu construir uma relação próxima com os jogadores e demais profissionais do departamento de futebol do Flamengo. O técnico já vivia um isolamento no dia a dia há algumas semanas, apesar de líderes darem votos de confiança públicos.

    Sem Jorge Sampaoli, o Flamengo tem como objetivo na reta final da temporada a recuperação dentro do Campeonato Brasileiro. Após 24 rodadas da Série A, o Rubro-Negro é o 7º colocado, com 40 pontos, assim como o 6º colocado Athletico. A distância para o líder Botafogo é de 11 pontos.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas