Goiás será o próximo rebaixado? Entenda cenários
Esmeraldino tem uma chance remota para evitar a Série B, em 2024
Após o rebaixamento de América-MG e Coritiba, o Goiás pode ser o próximo alviverde a ser rebaixado em 2023. Segundo o Departamento de Estatística da UFMG, o time tem 99,68% de chances de rebaixamento.
Nesta quinta (29), o Goiás joga em Porto Alegre contra o Grêmio. O jogo está marcado para às 19h, na Arena do Grêmio.
Como evitar a Série B?
Para não cair, é preciso esperança somada a uma boa dose de azar alheio. O time precisa vencer o Grêmio para se manter vivo na 36º rodada.
Além disso, tem que torcer para as derrotas de Bahia, Santos e Cruzeiro. O time tem, atualmente, 35 pontos e disputará mais 9 até o final da competição. O Cruzeiro, na 14º posição, tem 44 pontos e só seria superado com uma sequência de derrotas, mais revezes dos adversários diretos e vitórias do Goiás e, ainda, superação em saldo de gols em, no mínimo, 8 gols.
É difícil, mas não impossível. O time tem 99,68% de chances de rebaixamento, ou seja, 0,32% de garantias de permanência. Enquanto houver matemática, há chances.
Como cair para a Série B?
Esse é o caminho mais fácil e provável. Basta perder para o Grêmio, pois só restarão 6 pontos em disputa, quantidade insuficiente para atingir o primeiro time do Z4 que, no momento, é o Bahia.
Apenas uma derrota separa o Goiás do clássico contra o rival no Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO, em 2024. O Dragão subiu para a Série A, mas pode ser o único representante goiano.
A campanha não é favorável. O Esmeraldino tem o segundo pior desempenho no returno e, como vencedor quando visitante, é apenas o 13º colocado entre os 20 times.
Veja os riscos de rebaixamento no Brasileirão
- América-MG – 100%
- Coritiba – 100%
- Goiás – 99,68%
- Vasco – 52,3%
- Bahia – 30%
- Santos – 10,3%
- Cruzeiro – 5,7%
- Fortaleza – 1,7%
- Internacional – 0,19%
- Corinthians – 0,076%
- São Paulo – 0,048%