Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-jogador da Premier League inglesa é convocado para lutar contra a Ucrânia

    Diniyar Bilyaletdinov teria recebido uma intimação da Rússia; O jogador atuou em 46 partidas pela seleção russa, ajudando seu país a chegar às semifinais da Eurocopa de 2008

    Homero De La Fuenteda CNN

    O ex-jogador de futebol do Everton e da seleção russa, Diniyar Bilyaletdinov, recebeu uma intimação do escritório de registro e alistamento militar da Rússia, disse seu pai, Rinat Bilyaletdinov, à agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

    “Diniyar realmente recebeu uma convocação. É difícil falar de emoções, porque ele não serviu, embora tenha feito o serviço militar, mas foi específico, com viés esportivo. Isso foi há 19 anos”, disse o pai do jogador.

    Rinat Bilyaletdinov argumentou que Diniyar foi convocado incorretamente por ser mais velho do que a idade limite de 35 anos.

    “A lei ainda diz para chamar pessoas de até 35 anos, e ele tem 37, então há algum tipo de inconsistência. Agora será descoberto se esta agenda está correta ou se foi enviada antecipadamente”, disse Rinat Bilyaletdinov à RIA Novosti.

    “Tudo pode acontecer. Se houve uma mobilização geral, então faça perguntas. Enquanto isso, o presidente estabeleceu um parcial, tudo deve estar de acordo com a lei.”

    Na semana passada, o presidente Vladimir Putin anunciou a imediata “mobilização parcial” de cidadãos russos, em um esforço para reforçar à invasão do Kremlin, após os ganhos da Ucrânia em sua contraofensiva em andamento.

    Como parte dos esforços de mobilização, a Rússia convocará 300.000 reservistas, segundo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu.

    Putin decidiu alterar o Código Penal do país no fim de semana e fortalecer as punições relacionadas ao serviço militar durante períodos de mobilização, lei marcial ou guerra, com os russos que não se apresentarem ao serviço agora enfrentando até 10 anos de prisão sob os novos regulamentos.

    Bilyaletdinov ingressou no Everton em 2009 e jogou pelo time da Premier League inglesa por três temporadas.

    O jogador de 37 anos e atuou em 46 partidas pela seleção russa, marcando seis gols e ajudando seu país a chegar às semifinais da Eurocopa de 2008.

    Tópicos