Metodologia
Foram considerados apenas os principais estádios dos 20 times que disputam a primeira divisão no Brasil. Com isso, estádios de times de outras divisões e mais aqueles que recebem partidas ocasionais, como o Mané Garrincha, em Brasília, não foram contabilizados.
O levantamento analisou as avaliações de usuários em três plataformas diferentes: Google, Foursquare e Tripadvisor. Foram atribuídos pesos diferentes a cada avaliação em site, de acordo com o número de avaliações, quanto maior o número de avaliações, maior o peso da nota final.
Além disso, o ranking considerou a popularidade dos estádios nas redes sociais. Quanto maior a quantidade de posts no Instagram e no Tiktok com hashtags marcando o estádio, maior a sua pontuação.
A pontuação final foi a soma dos pontos das avaliações com os pontos da popularidade nas redes sociais, com as avaliações tendo peso 8 e a popularidade tendo peso 2. A pontuação máxima possível é 5.
A Arena MRV, a Serrinha e o estádio Nabi Abi Chedid, sem avaliações no Tripadvisor até a conclusão do levantamento, dia 13 de novembro, foram excluídos do resultado final.
Redes sociais pesam a favor do Morumbi
Na disputa entre Morumbi e Maracanã pelo posto de melhor estádio do Brasil em 2023, o desempenho da casa do São Paulo no Instagram e no Tiktok fez a diferença.
A avaliação total do Morumbi nas redes sociais foi de 4,36, contra 3,08 do Maracanã, casa do Flamengo e do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Explica tal diferença a presença maior do Morumbi no Instagram, com sua hashtag mais presente nas redes sociais do que a hashtag do estádio carioca.
O resultado nas redes sociais reflete o engajamento das torcidas, com os estádios com as torcidas mais numerosas e ativas colocando os estádios em posição melhor.
Completam o top-10 nas redes sociais Allianz Parque, São Januário, Neo Química Arena, Mineirão, Vila Belmiro, Arena MRV, Beira-Rio e Arena do Grêmio.
Destaques nos sites de avaliação
A Arena MRV, o estádio mais recente da Série A, aparece como o mais bem avaliado no Google Maps em 2023. A nova casa do Galo aparece à frente de Serrinha, Arena da Baixada, Nabi Abi Chedid e Mineirão, os cinco estádios com melhor pontuação no Google.
Já no Foursquare, o Castelão, casa do Fortaleza, aparece em primeiro lugar. Morumbi, Couto Pereira, Fonte Nova e Maracanã completam o top-5 no famoso site de avaliações. O estádio cearense tem sido um dos pontos mais bem avaliados da capital do estado.
Por fim, no Tripadvisor, o Maracanã é quem aparece no topo – nada mais natural, por ser além de estádio de futebol, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O estádio é seguido por Castelão, Fonte Nova, Arena do Grêmio e Neo Química Arena.
Os dez melhores estádios do país
- Morumbi – 4,51 pontos
- Maracanã – 4,35 pontos
- Mineirão – 4,02 pontos
- Arena da Baixada – 4 pontos
- Vila Belmiro – 3,91 pontos
- Neo Química Arena – 3,78 pontos
- São Januário – 3,77 pontos
- Castelão – 3,75 pontos
- Couto Pereira – 3,7 pontos
- Nilton Santos – 3,66 pontos
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas