Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    CBF muda janela de transferências de 2024 e alinha com calendário europeu

    Período para negociação e compra de atletas terá oito semanas no começo do ano, e oito também no meio da temporada

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    A CBF fez ajustes na janela de transferências de 2024 para igualar com as principais ligas da Europa as datas no período de transações do meio do ano, entre julho e setembro.

    Era um pedido antigos dos clubes, para que pudessem ter a chance de contratar jogadores de fora do Brasil enquanto os times de lá estão em início de temporada, com a janela local aberta.

    Com isso, pela primeira vez nos últimos anos o Brasil terá dois períodos de janela de transferências com o mesmo número de semanas cada, oito. Normalmente, o primeiro período tinha 12 semanas, e o segundo quatro, totalizando as 16 no limite imposto pelo regulamente da Fifa para as negociações.

    Janelas de transferências no Brasil em 2024

    • 1º período – 11 de janeiro de 2024 a 7 de março de 2024
    • 2º período – 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024

    Os grandes mercados da Europa, como Espanha, Inglaterra, França, Alemanha e Portugal têm seu principal período de transferências entre o fim de junho e o início de setembro, quando ocorre a pré-temporada e o início das principais competições.

    No Brasil, que tem o calendário de janeiro a dezembro, e não de julho a maio, como os europeus, a principal janela ocorria no início do ano, entre janeiro e abril, o que dificultava clubes brasileiros a contratar atletas nesse período, em meio de campeonato em outros países.

    Janela atrapalhava reposição a vendas

    O segundo período de janela por aqui era do início de julho ao começo de agosto, fechando um mês antes do término do europeu. Isso fazia com que clubes perdessem atletas durante todo o mês de agosto, negociados para outros países, e sem a chance de reposição, já que a janela já estava fechada.

    Atletas sem contrato podem fechar a qualquer momento, mesmo que o último clube tenha sido algum de fora do país. Só é preciso respeitar os encerramentos de inscrições que constam nos regulamentos específicos das principais competições continentais e nacionais.

    Mudança nas datas

    No fim de setembro, a CBF enviou à Fifa datas diferentes para o período de transferências em 2024, como informou na época a Itatiaia. A primeira janela, de 12 semanas, estava programada de 15 de janeiro a 4 de abril e a segunda, de quatro semanas, de 2 de julho a 1º de agosto, desenho semelhante ao de 2023.

    Após pedido de alguns clubes para igualar datas com o calendário das potências da Europa, a direção da CBF consultou a Fifa se poderia dividir as 16 semanas da janela em duas de oito, e não uma de 12 e outra de quatro. Foi dado o aval.

    A CBF divulgou na noite de terça-feira (31) o calendário de 2024. Os Estaduais começam dia 21 de janeiro, e a Série A em 14 de abril. A temporada se encerra em 8 de dezembro.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos