Catar permitirá venda de cerveja em jogos da Copa 3 horas antes da partida
Mundial deste ano é o primeiro a ser realizado em um país muçulmano com rígidos controles sobre o consumo de álcool
O Catar permitirá aos torcedores com ingressos comprar cerveja em partidas da Copa do Mundo três horas antes do início da partida e uma hora após o apito final. Entretanto, a venda não será liberada durante os jogos, disse uma fonte com conhecimento dos planos para o torneio.
A Budweiser, uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo com direitos exclusivos de venda de cerveja no torneio, servirá cerveja dentro do perímetro de entrada ao redor de cada estádio, mas não nas arquibancadas do estádio ou no saguão, disse a fonte.
A Copa do Mundo deste ano é a primeira a ser realizada em um país muçulmano com rígidos controles sobre o álcool, apresentando desafios únicos para os organizadores de um evento patrocinado por uma importante marca de cerveja e, muitas vezes, associado a fãs da bebida.
“A cerveja estará disponível quando os portões se abrirem, que é três horas antes do início. Quem quiser tomar uma cerveja poderá tomar. E depois, quando saírem do estádio também durante uma hora após o apito final”, disse a fonte.
Além disso, a Budweiser poderá servir cerveja em parte da principal zona de torcedores da Fifa no centro de Doha, das 18h30 à 1h, no horário local, todos os dias do torneio de 29 dias, disse a fonte.
Nas edições anteriores da Copa do Mundo, a cerveja era servida nas zonas reservadas aos torcedores durante todo o dia.
A decisão sobre onde e quando a cerveja será vendida aos torcedores já está finalizada, mas o preço que será cobrado dos espectadores por uma cerveja ainda está em discussão, disse a fonte.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Fifa, que está gerenciando o relacionamento com as autoridades do Catar, para garantir que nossas atividades no torneio sejam realizadas com respeito e em conformidade com as regras e regulamentos locais”, disse um porta-voz da cervejaria Budweiser AB InBev em um comunicado enviado por e-mail.
Os organizadores da Copa do Mundo do Catar, o Comitê Supremo para a Entrega e o Legado não responderam aos pedidos de comentários sobre os controles de álcool no Mundial. O gabinete de mídia do governo do Catar encaminhou os pedidos ao Comitê Supremo.
Há quatro partidas agendadas na maioria dos dias da fase de grupos do torneio, e a primeira partida começará às 13h.
Não ficou imediatamente claro como o Catar lidará com as vendas de cerveja antes da partida entre País de Gales e Irã, prevista para as 13h de 25 de novembro, na sexta-feira, quando a maioria dos muçulmanos no Catar se reunirá em mesquitas para orações congregacionais semanais. Atualmente, o Catar exige que a maioria das lojas e restaurantes do país fechem durante as orações de sexta-feira.
As questões em torno do papel que o álcool desempenharia na Copa do Mundo deste ano estão circulando desde que o Catar ganhou os direitos de sediar a competição em 2010. Embora não seja um estado “seco” como a vizinha Arábia Saudita, consumir álcool em locais públicos é ilegal no Catar.
Os visitantes não podem trazer álcool para o Catar, nem mesmo do aeroporto livre de impostos, e não podem comprar álcool na única loja de bebidas do país, fora de Doha. Apenas residentes estrangeiros com permissão podem fazer compras lá para consumo doméstico.
Os visitantes podem beber em algumas dezenas de hotéis e clubes autorizados, onde uma caneca de cerveja pode custar 18 dólares.
A Budweiser venderá sua cerveja sem álcool, a Budweiser Zero, em estádios e postos durante os jogos e em outros espaços de torcedores, disse a fonte.