Bicampeã olímpica do vôlei anuncia aposentadoria
Central Fabi Claudino fez história na Seleção Brasileira
A central Fabi Claudino surpreendeu os fãs e anunciou, nesta terça-feira (24), sua aposentadoria. O anúncio foi feito pelas redes sociais da jogadora de vôlei.
Aos 39 anos, a atleta foi bicampeã olímpica pela Seleção Brasileira e hexacampeã da Superliga Brasileira Feminina por diversos clubes.
O anúncio foi feito pelas redes sociais da ex-jogadora de vôlei. No registro, Fabi lê uma carta enquanto imagens de momentos importantes da sua carreira são mostrados.
Carreira
Fabiana é natural de Santa Luzia, em Minas Gerais, e iniciou sua carreira no Minas, em 2001. Defendendo a camisa azul e branca, ela conquistou a Superliga da temporada 2001/2002.
No Brasil, ela jogou no Rio de Janeiro, onde foi tetracampeã brasileira, no Vôlei Futuro, no Sesi-SP, no Praia Clube, onde conquistou a Superliga 2017/2018, e no Osasco.
No exterior, teve passagens pelo Fenerbahçe, da Turquia, e Hisamitsu Springs, do Japão.
Pela Seleção Brasileira, ela acumula passagens marcantes. Fabi foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012 e heptacampeã do Grand Prix de vôlei. A mineira possui, também, uma medalha de prata e uma de bronze em mundiais.
Durante a Olimpíada de Tóquio, a central atuou como comentarista da Globo e do SporTV nas transmissões de jogos da modalidade em que fez história.
Fabi não entrava em quadra desde o fim de 2023, quando saiu do Osasco. A ex-jogadora chegou a ser anunciada pela cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, para a disputa da League One Volleyball, novo torneio do país, que começará no início de 2025.
Vida pessoal
Fabiana Claudino é casada com Vinícius de Paula. Juntos, eles são pais de Asaf, de três anos.