Após polêmica, Kajuru se desculpa com torcida do ABC e diz que vai pedir CPI; entenda
Senador xingou jogadores depois de vitória sobre o Vila Nova; ele acusa "mala branca"
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) pediu, nesta segunda-feira (27), desculpas à torcida do ABC após xingar os jogadores da equipe potiguar. No último sábado (25), o parlamentar afirmou que os atletas eram “bandidos” por supostamente aceitarem “mala branca” para vencerem o Vila Nova, em jogo da última rodada da Série B.
Kajuru também afirmou que entrará com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar a suposta mala branca na partida. O lanterna e já rebaixado ABC venceu em casa, no Frasqueirão, por 3 a 2, e tirou qualquer chance do Vila Nova subir para a Série A do ano que vem.
Eu vou entrar com a CPI amanhã (terça-feira) sobre a mala branca, sim. Eu peço desculpa à torcida, porque respeito a torcida do ABC. Para ela, peço desculpas porque entendo, ela é apaixonada, apaixonada, está me xingando. Mas se ela tirasse a paixão, a torcida, ela tinha que entender que eu tenho razão. Por que eles foram heróis bravamente só contra o Vila Nova? Por que eles não foram heróis bravamente antes?
Senador Jorge Kajuru, em entrevista à Rádio 96FM de Natal
“Eu tenho provas”
“Então, eles mostraram que por dinheiro eles fazem de tudo para ganhar. Para mim, eles nunca foram heróis do ABC. Eles desrespeitaram a camisa do ABC, então eles merecem uma CPI, sim”, justificou.
“Eu vou querer saber quem pagou eles, e eu já tenho a declaração do principal dirigente do Atlético-GO, onde ele fala que mandou dinheiro mesmo. Mandou dinheiro vivo para eles, entendeu? 120 pau para cada jogador. Então, é real, não tem jeito, eu tenho prova”, completou.
“Piores do que prostitutas”
Logo após a vitória do ABC, Kajuru foi às redes sociais e esbravejou contra os atletas do ABC. A equipe de Natal estava rebaixada para a Série C desde outubro, o que também foi relembrado pelo senador ao fazer as críticas e devidos xingamentos.
Para mim, os jogadores do ABC de Natal são piores do que prostitutas. Muito piores. As prostitutas são mais éticas do que eles. Porque eles até agora não jogaram nada, deixaram o ABC rebaixado, desmoralizado no Campeonato Brasileiro. O ABC vai agora para a terceira divisão, de repente vai para a Série D. Tomara que vá para a Z. Estou c* para o ABC de Natal
Senador Jorge Kajuru
“Vocês são canalhas, bandidos. Vocês não tiveram dignidade de vestir a camisa do ABC de Natal durante o campeonato, rebaixaram o time, e hoje, na última rodada, no último jogo, vocês jogaram como se fosse uma Copa do Mundo porque vocês receberam R$ 200 mil cada um de prêmio, de mala branca, para derrotar o Vila Nova, e derrotaram. Então, essa é a triste realidade do futebol brasileiro. É por isso que tenho nojo do futebol”, completou.
Vitória (campeão da Série B), Juventude, Criciúma e Atletico-GO conseguiram o acesso para a Série A de 2024. Já Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC foram rebaixados e disputarão a Terceira Divisão no ano que vem.
Sindicato defende jogadores
O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte divulgou nota de repúdio e apoio aos jogadores do ABC Futebol Clube. Veja, abaixo, a íntegra do comunicado.
O Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte vem repudiar com ênfase as palavras proferidas no vídeo que circula nas redes sociais em que o Senador da República, Jorge Cajuru, difama e injuria todos os jogadores do ABC F.C. em face da vitória obtida na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B contra o Vila Nova/GO, ontem(25/11), em Natal/RN.
Certamente que o Senador, em disparate, deve ter confundindo sua condição de homem público eleito pelo povo do Estado de Goiás com a sua profissão nata de jornalista, onde a emoção deve ser contida e o equilíbrio, exaltado, para o bem da informação isenta.
Atingir a dignidade das pessoas afronta cláusulas pétreas inseridas na Carta de Outubro, notadamente o art. 5º e suas derivações.
Sabendo disto, cumpre-nos o dever de sugerir ao jornalista Cajuru que se retrate, publicamente e no mesmo tempo e modo, das gravíssimas acusações proferidas contra os profissionais que defenderam bravamente o centenário clube potiguar, patrimônio nacional, durante a competição finda.
Esta manifestação será enviada ao Senhor Senador Presidente do Senado Federal, Rodrigo Otavio Soares Pacheco, por enquanto.