América-MG perde de virada para o Coritiba e vira lanterna da Série A
No Couto Pereira, Coxa venceu por 3 a 1 e mostrou reação na tabela
O América-MG perdeu para o Coritiba por 3 a 1 neste sábado (8), no Couto Pereira, e caiu para a lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida foi válida pela 14ª rodada e disputada em Curitiba.
O Coelho chegou a abrir o placar com o meio-campista Juninho, mas sofreu a virada com gols dos atacantes Alef Manga e Robson e do lateral-esquerdo Victor Luis.
Com o resultado, o América se manteve com nove pontos e desceu para a lanterna da Série A, a 20ª posição. Isso porque o concorrente direto Coritiba, que estava em último lugar, venceu e chegou aos 11 pontos. Agora, o Coxa Branca está na 18ª colocação. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Bahia, em 16º, que tem 13 pontos.
O jogo
O América começou melhor em relação ao Coritiba. Logo no primeiro minuto da partida, os mandantes erraram na saída de bola. Henrique Almeida arrancou pela intermediária e tocou para Everaldo. O ponta-direito do Coelho limpou a marcação e finalizou forte, no travessão do goleiro Gabriel. No rebote, a defesa do Coxa afastou o perigo.
Pouco depois, aos sete minutos, o América teve outra grande oportunidade. Novamente em jogada pela direita, Everaldo cruzou para a área e a defesa do Coritiba falhou ao tentar cortar o ataque. A bola sobrou nos pés do volante Juninho que, de esquerda, finalizou de primeira para abrir o placar do jogo: 1 a 0.
Ao abrir o placar, o América perdeu o domínio do jogo. Aos 36 minutos, o lateral-direito Natanael tentou cruzar a bola para a área e acertou o braço do zagueiro Danilo Avelar. O árbitro Rafael Rodrigo Klein assinalou pênalti no lance. Na cobrança, o atacante Alef Manga deslocou Matheus Pasinato e empatou o jogo: 1 a 1.
Mesmo com o empate, o América não conseguiu retomar o domínio no Couto Pereira. Aos 43 minutos, Alef Manga puxou contra-ataque e tocou para Robson. O atacante gingou na frente de Danilo Avelar e finalizou forte, no canto de Pasinato, que não conseguiu fazer a defesa e impedir a virada: 2 a 1.
Segundo tempo
Atrás no placar, o América voltou para o segundo tempo em busca de assumir o controle do jogo. Aos 11 minutos, em jogada ensaiada após cobrança de falta na intermediária, Rodrigo Varanda levou perigo ao gol de Gabriel. O jovem atacante do Coelho limpou a marcação e finalizou de longe. O goleiro foi obrigado a pular para fazer bonita defesa, sem rebote.
Mesmo com posse de bola superior a 70%, o América tinha dificuldades para criar chances claras. Dos 16 minutos do segundo tempo até o fim da partida, o Coelho não conseguiu sequer finalizar uma bola no gol de Luan Poli. O Coritiba, por sua vez, segurou o placar conquistado ainda no primeiro tempo.
Próximos compromissos
O América voltará a entrar em campo às 19h (de Brasília) desta terça-feira (11), mas pela Sul-Americana. O Coelho enfrenta o Colo-Colo, do Chile, em duelo válido pela partida de ida dos playoffs. O confronto, decisivo para o time de Vagner Mancini, será realizado no Monumental David Arellano, em Santiago.
Devido ao conflito de horários, o Alviverde jogará pela Copa do Brasil no próximo sábado (15), às 16h30 (de Brasília). O Coelho enfrentará o Corinthians pela partida de volta das quartas de final. O jogo será realizado na Neo Quimica Arena, em São Paulo. O confronto pelo Brasileirão diante o Vasco, que estava marcado para esse fim de semana, foi adiado e não tem data definida para acontecer.
Já o Coritiba viajará para Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, às 11h (de Brasília) do próximo domingo (16), no Independência, estádio do América. O duelo será válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Coritiba 3 x 1 América
Coritiba: Luan Polli; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Fransérgio (Victor Luis), Bruno Gomes e Marcelino Moreno (Kaio César); Robson, Alef Manga e Rodrigo Pinho (Boschilia; depois, Diogo Batista). Técnico: Thiago Kosloski.
América-MG: Mateus Pasinato; Marlon, Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal (Breno), Juninho e Emmanuel Martinez; Everaldo (Pedrinho), Rodrigo Varanda e Henrique Almeida. Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Alef Manga (36min 1ºT), Robson (43min 1ºT) e Victor Luis (49min 1ºT), do Coritiba; Juninho (7min 1ºT), do América.
Cartões amarelos: Rodrigo Pinho (46min 1ºT), Henrique (11min 2ºT), Alef Manga (35min 2ºT) e Kaio César (41min 2ºT)do Coritiba; Lucas Kal (25min 1ºT), Emmanuel Martínez (36min 1ºT) e Everaldo (45min 1ºT), do América.
Motivo: 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: sábado, 8 de julho de 2023, às 18h30 (de Brasília).
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS).
Assistentes: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Maira Mastella Moreira (RS).
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).