Alpinista americana Hilaree Nelson desaparece durante expedição no Nepal
Nelson, de 49 anos, teria se acidentado na oitava montanha mais alta do mundo, segundo fontes
A alpinista pioneira Hilaree Nelson desapareceu durante uma expedição no Nepal, de acordo com um de seus patrocinadores.
A americana de 49 anos, que desfrutou de uma carreira famosa de mais de duas décadas, teria desaparecido abaixo do cume do Monte Manaslu, no Nepal – a oitava montanha mais alta do mundo.
“Estamos em contato com a família de Hilaree e apoiando os esforços de busca e resgate de todas as maneiras possíveis”, twittou a empresa de vestuário The North Face, uma das patrocinadoras de Nelson, na segunda-feira (26).
Nelson é mãe de dois filhos, e seu parceiro também é um experiente alpinista de esqui, Jim Morrison, de acordo com o The North Face. Ela estava esquiando e explorando a montanha nepalesa com Morrison quando foi anunciada como desaparecida.
Jiban Ghimire, diretor administrativo da Shangri-La Nepal Trek, disse à revista Outside que sua equipe recebeu uma ligação na segunda-feira dizendo que Nelson havia caído e não estava em lugar algum.
“Recebi uma ligação de nossa equipe no acampamento base dizendo que sua lâmina de esqui derrapou e [ela] caiu do outro lado do pico”, disse Ghimire ao Outside .
A Shangri-La Nepal Trek não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.
Na semana passada, Nelson escreveu um post no Instagram sobre os desafios da viagem junto com fotos da expedição.
“Não me senti tão segura em Manaslu quanto em aventuras passadas na fina atmosfera do alto Himalaia”, escreveu ela, mencionando o mau tempo que atormentou os alpinistas nos últimos dias.
“Essas últimas semanas testaram minha resiliência de novas maneiras.”
Morrison também postou no Instagram dizendo: “Nós subimos alto e tentamos muito, mas a montanha disse não. Com o rabo entre as pernas, saímos do acampamento 3 e descemos (em esquis).”
Nelson é uma pioneira na comunidade de montanhismo e um modelo para a nova geração de alpinistas.
Ela fez as primeiras descidas em mais de 40 expedições em todo o mundo e foi nomeada capitã da The North Face Athlete Team em 2018.
Em 2012, ela se tornou a primeira mulher conhecida a escalar o pico mais alto do mundo, o Everest, e também a montanha adjacente, o Lhotse, em 24 horas.
Ela continuou a explorar as montanhas do mundo, muitas vezes com Morrison, e ultrapassou os limites do que é esperado no esporte.
O Conselho de Turismo do Nepal não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.