Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Se você treinasse, teria vaga em Los Angeles 2028? 27% dos britânicos acham que sim

    Dados foram levantados pela plataforma britânica YouGov

    Da CNN

    A cada quatro anos, o mundo se comove com histórias de superação de aletas olímpicos, seja para conquistar uma suada medalha de bronze, para chegar ao lugar mais alto do pódio ou, muitas vezes, para simplesmente ir à Olimpíada.

    Mesmo assim, uma pesquisa realizada pela plataforma britânica YouGov aponta que 27% dos britânicos acreditam que poderiam participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 se começasse a treinar em um de 25 esportes diferentes.

    O índice entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, é de 39%, contra 34% entre adultos de 25 a 49 anos e de 23% entre aqueles de 50 a 64 anos. Mesmo entre os idosos, com mais de 65 anos, o percentual vai a 15% acreditando que poderia competir no mais alto nível esportivo.

    Não que a idade, cabe destacar, seja de fato um empecilho. Em Paris 2024, por exemplo, o cavaleiro espanhol Juan Antonio Jimenez Cobo, de 65 anos, foi o atleta mais velho a participar dos Jogos Olímpicos na França.

    O levantamento ainda aponta que os homens mostram confiança ligeira maior do que as mulheres: 30% a 25%. Apenas três esportes foram citados por pelo menos 10% entre aqueles que acreditam que poderiam estar em Los Angeles.

    O tiro esportivo – pistola de ar 10m foi lembrado por 15%, pouco acima do tiro com arco, com 13%, e do badminton, com 10%. Tênis de meda, com 9%, também foi falado por número elevado de participantes.

    “A transição de carreira está super em alta, não necessariamente no esporte, mas nunca foi tão fácil mudar de carreira. A gente tem um número recorde de novas funções, novos trabalhos sendo criados. O acesso a informação hoje é muito rápido, é abundante, é muito fácil aprender qualquer coisa. Mas a realidade é que ser um atleta olímpico é uma missão de uma vida. São anos e anos e anos de dedicação dentro de um esporte para conseguir uma vaga olímpica. Para a maior parte desses esportes olímpicos, é difícil até de se conseguir uma vaga, ainda mais difícil é a chance de disputar uma medalha”, declarou Paulo Bivar, co-fundador e sócio da Kinp Group.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos