Rua Dr. Sócrates é inaugurada na Vila Olímpica de Paris
Ministra do Esporte da França, membros do COB e familiares de Sócrates, como Raí, participaram do evento
Foi inaugurada, neste sábado (30), a Rua Dr. Sócrates, na Vila Olímpica de Paris. A via fica em Saint-Ouen, uma das três cidades que abrigam os alojamentos que vão receber atletas do mundo todo durante os Jogos, a partir de julho.
O evento de inauguração contou com a presença da diretoria do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que, nesta semana, inspecionou as instalações da delegação brasileira pela última vez, e da ministra dos Esportes e dos Jogos Olímpicos da França, Amélie Oudéa-Castéra.
Castéra afirmou que a França está orgulhosa de ter uma rua com o nome de Sócrates, no coração da vila dos atletas.
“São 15 mil atletas que chegarão aqui de todo o mundo, no verão de 2024. E Sócrates foi um atleta que foi um imenso jogador de futebol, um defensor dos valores da democracia e alguém que lutou contra a pobreza e pela inclusão social através do esporte. Esses compromissos são magníficos, por isso estamos particularmente felizes e orgulhosos”, disse a ministra francesa.
Sócrates foi tricampeão paulista pelo Corinthians e capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982. Também ficou conhecido pelo ativismo político e liderou a democracia corintiana, movimento que lutou pelo fim da ditadura militar no Brasil na década de 1980. A placa da rua, inclusive, traz referência a esse capítulo importante da história do ex-jogador.
Familiares de Sócrates também participaram da inauguração. Gustavo Vieira, filho do ex-jogador, disse que a homenagem ao pai é uma forma de “matar a saudade” e passa uma mensagem para todos os atletas, brasileiros ou de outros países, que frequentarão a Vila Olímpica.
“Ver essa energia boa e uma baita homenagem é sempre prazeroso e honroso para nós, da família, e para o povo brasileiro. É um reconhecimento de um personagem brasileiro, no berço do Iluminismo, de tanto conhecimento e de tanta liberdade”, disse Vieira.
No palco do evento, Sócrates foi representado pelo irmão mais novo, Raí, tetracampeão mundial de 1994, ex-jogador do São Paulo, do Paris Saint-Germain e ídolo do futebol francês.
“Pessoas como o Sócrates são pessoas que nunca se eximiram de lutar por aquilo que acreditam e que lutaram pelo bem de todos e não pelos seus interesses. Isso está eternizado aqui, no coração dos valores olímpicos, no coração da na Vila Olímpica que vai ser a capital do mundo em alguns meses”, afirmou Raí.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo também participou do evento e afirmou que o papel do esporte é muito maior em uma sociedade como a brasileira e disse que Sócrates sempre teve essa compreensão.
“É muito importante essa homenagem ao Sócrates junto aos ideais da Revolução Francesa, falando de igualdade, liberdade e fraternidade em um momento como este, que mundo está vivendo e a Europa está vivendo. É uma bela homenagem ao Brasil e à ideia de associar o esporte a um mundo melhor”, disse o presidente da Embratur.
Sócrates também foi homenageado em um banner de 1.000 metros quadrados instalado em um dos prédios da cidade de Saint-Ouen, em uma obra assinada pela artista brasileira RafaMon.
Em 18 de julho, oito dias antes da abertura dos Jogos de Paris, a primeira equipe do Brasil entrará na vila olímpica. E um atleta brasileiro já estará esperando por ela.