Paris 2024: Sangramento em cavalo faz Brasil ser desclassificado no hipismo
Inspeção veterinária identificou ferimento no animal após a prova
O Brasil foi desclassificado do hipismo no salto por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta quinta-feira (1). Pedro Vennis finalizou o percurso dentro do tempo previsto e sem sofrer nenhuma punição.
No entanto, após o término da primeira volta, a inspeção veterinária identificou um sangramento no cavalo do atleta brasileiro. O ferimento em Nimrod de Muze, como foi batizado o animal, foi causado pelas esporas na bota de Vennis.
A eliminação de Pedro demorou a ser anunciada. Ao fim da segunda rodada, o Brasil apareceu como desclassificado no quadro geral.
O regulamento da Olimpíada determina que qualquer ferimento causado ao animal durante o trajeto é motivo para eliminação. O Brasil tentou entrar com recurso para reverter a decisão, mas o pedido foi indeferido.
A punição de Pedro também se estende para a categoria individual. O Brasil será representado por Stephan Barcha, Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur.
No Jogos do Rio 2016, o Brasil foi desclassificado pelo mesmo motivo, após um machucado no cavalo de Stephan Barcha ser identificado.