Paris 2024: Mykolas Alekna quebra recorde olímpico do pai no lançamento de disco
Atleta superou o recorde na modalidade nesta edição
Seguir os passos dos seus pais pode ser uma tarefa assustadora: basta perguntar a Bronny James como é iniciar uma carreira esportiva sem comparações com seu pai, LeBron, um dos maiores jogadores de basquete da história.
Para alguns, a pressão e as expectativas podem forjar diamantes — e Paris 2024 não tem escassez desse tipo de atleta.
O lançador de disco lituano Mykolas Alekna deu continuidade ao legado de seu pai, Virgilijus, que detinha, até então, um recorde olímpico na mesma modalidade.
Alekna quebrou o recorde do pai no lançamento de disco, conquistando 69,97 metros. O feito supera Virgilijus Alekna, que teve um lançamento de 69,89 há 20 anos em Atenas 2004. Na ocasião, o então atleta de 32 anos conquistou a segunda medalha de ouro olímpica, tendo também vencido em Sydney 2000.
Apesar de Virgilijus Alekna ter consolidado o nome de sua família nos livros de recordes, seu filho já havia o superado, conseguindo um lançamento de 74,35 metros em abril, nos Estados Unidos, quebrando o maior recorde mundial na história do atletismo masculino: o lançamento de 74,08 metros de Jürgen Schult em 1986.
Era um recorde que Alekna perseguia durante toda a sua carreira e só chegou perto uma vez: um recorde pessoal de 73,88 metros lançados pouco antes dos Jogos de Sydney. Antes de conquistar o feito, Alekna disse que seu objetivo era ganhar a final.
“Talvez alguém precise quebrar o recorde mundial”, disse. “Eu farei tudo que puder para consegui-lo. Meu pai estará aqui para a final”, completou o atleta.