Paris 2024: as principais manobras e os significados dos termos do skate
Modalidade começou no mundo olímpico em Tóquio e este ano conquistou ainda mais a atenção dos torcedores
O skate vem chamando a atenção em Paris 2024 com manobras radicais, recordes e medalha, como a conquista do Brasil com Rayssa Leal, na categoria street.
A partir do dia 6 de agosto, a modalidade park entra em ação com os brasileiros na disputa: Isadora Pacheco, Dora Varella e Raicca Ventura, no feminino; e Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros no masculino.
Estreante em Tóquio 2020, a modalidade ganhou adeptos de todo mundo após se desenvolver e crescer em uma cultura própria. Confira a seguir as manobras mais famosas do mundo do skate.
Ollie
É uma das mais tradicionais e considerada uma manobra de nível fácil. O atleta bate com a parte de trás do skate até que ele toque no chão e depois a parte da frente, chamada Nose, é elevado. No ar, o skatista arrasta o pé para o Nose até que o shape volte para a horizontal e toque o solo.
Nollie
Esta é a versão inversa do Ollie. O atleta bate na parte da frente do skate para levantar o tail, a parte de trás, quando o skate estiver no ar.
Kickflip
Nesta manobra, o skatista fica no ar e o shape gira e faz uma rotação de 360 graus. A execução do movimento se dá com o atleta posicionando o pé na parte de trás do board, como se estivesse fazendo um ollie.
Heelflip
Mais uma manobra baseada no Ollie. A diferença no movimento é que o calcanhar do pé da frente do skatista toca o nose do board para que o giro aconteça.
Grab
Neste movimento, o skatista segura a prancha com uma das mãos. A manobra conta com outras variações, como pegar o board em diversas partes. Neste caso, as manobras ganham novas nomenclaturas, como o Melon, Nosegrab, Tailgrab e Indy.
Alguns termos do mundo do skate
- SK8 – Abreviação de skate, junção da pronúncia em inglês com o número oito (eight)
- Shape – Prancha de madeira do skate
- Truck – Suportes que seguram as rodas do skate
- Tail – Parte traseira do skate
- Nose – Parte da frente do skate
- Drop – Movimento de descer uma rampa
- Grind – Deslizar em um corrimão ou borda usando os trucks do skate
- Regular – Base usando o pé esquerdo na frente do shape
- Goofy – Base usando o pé direito na frente do shape
- Mongo – Base em que o atleta posiciona o pé principal na parte de trás do skate
Quando foi a primeira participação do Brasil nas Olimpíadas?