Paris 2024: 7 instalações em pontos turísticos serão temporárias na Olimpíada
Torre Eiffel, os jardins do Trocadéro, o Champ-de-Mars, Esplanade des Invalides, Ponte Alexandre III, Place de la Concorde e o Hôtel de Ville terão estruturas temporárias
A organização da Olimpíada em Paris promete os jogos mais sustentáveis de todos os tempos. Para isso, está contando com parte da estrutura existente na cidade. Além disso, os pontos turísticos mais famosos da Cidade Luz servirão de pano de fundo para instalações temporárias que servirão aos jogos e, depois, desmontadas.
São 7 locais que serão montados e desmontados: a Torre Eiffel, os jardins do Trocadéro, o Champ-de-Mars, Esplanade des Invalides, Ponte Alexandre III, Place de la Concorde e o Hôtel de Ville.
As estruturas serão usadas na Olimpíada (entre 26/07 a 11/08). Na Paralimpíada (entre 28/08 a 08/09), serão cinco locais: Torre Eiffel, o Champ-de-Mars, a Esplanade des Invalides, a Ponte Alexandre-III e a Place de la Concorde.
Monta e desmonta
Uma arena em frente a Torre Eiffel sediará as provas olímpicas de vôlei de praia e de futebol para cegos paraolímpicos, enquanto a ponte Alexandre III sediará as provas de triatlo e maratona de natação, seguidas do paratriatlo paralímpico.
Na “Zona Concorde”, onde acontecerão as competições de BMX Freestyle, Breaking, Skate e Basquete 3×3, as obras começaram em 1º março. De 29 de agosto a 30 de outubro, o local será desocupado gradativamente.
Na região do Champ-de-Mars, onde serão realizadas as competições olímpicas de judô, luta livre e luta greco-romana, seguidas das competições paraolímpicas de para-judô e rugby em cadeira de rodas, a montagem começou em 4 de março. Os Jardins Champ-de-Mars estarão quase totalmente fechados a partir de 3 de junho. O local será desocupado gradativamente entre 19 de setembro e 4 de novembro.
Nos jardins do Trocadéro, onde decorrerão as competições de ciclismo e de atletismo (prova de 20 km), as obras terão início no dia 20 de Março. A área será desmobilizada entre 27 de julho e 30 de outubro.
Na Esplanade des Invalides, que receberá o tiro com arco, o ciclismo, maratona olímpica e provas paraolímpicas de tiro com arco e paramaratona. As obras iniciarão dia 12 de abril e os locais serão gradualmente desocupados de 18 de setembro a 30 de outubro
Por fim, a região do Grand Palais, com a Ponte Alexandre III, que acolherá as competições olímpicas de esgrima e de taekwondo, seguidas das competições paraolímpicas de esgrima em cadeira de rodas e de para-taekwondo. A montagem se dará em 26 de Abril e desmobilizado entre 12 de setembro e 26 de outubro.