Em Tóquio, Burkina Faso conquista 1ª medalha olímpica na história do país
Hugues Fabrice Zango conquistou o bronze no salto triplo com a marca de 17,47 metros; país é o terceiro no Japão a chegar ao pódio olímpico pela primeira vez
Localizado no Oeste da África, Burkina Faso – país pouco menor que o estado do Tocantins e com população parecida com a de Minas Gerais – conquistou nesta quinta-feira (5) a primeira medalha da história do país em Olimpíadas.
Nos Jogos de Tóquio, a décima participação olímpica do país, a inédita conquista veio com a medalha de bronze conquistada no salto triplo por Hugues Fabrice Zango.
O atleta atingiu a marca de 17,47m e ficou na terceira posição da modalidade, vencida pelo português Pedro Pichardo, que saltou 17,98m. A prata foi conquistada pelo chinês Zhu Yaming com o salto de 17,57m.
Apesar de já ter feito história com o primeiro pódio do país nos Jogos, Zango afirmou, depois da prova, que pretendia saltar ainda mais e brigar pela medalha de ouro.
Até o momento, Burkina Faso é terceiro país a ganhar sua primeira medalha em Jogos Olímpicos nas competições disputadas no Japão.
Antes, San Marino – atualmente com uma prata e dois bronzes – e o Turcomenistão – com uma medalha de prata – também conquistaram seus primeiros pódios e escreveram seus nomes no quadro de medalhas dos Jogos pela primeira vez em Tóquio.