Bordadeiras brasileiras vão a Paris e se emocionam na Cerimônia de Abertura da Olimpíada
Naturais de Timbaúba dos Batistas, Rio Grande do Norte, viram de perto o evento e se emocionaram
Bordadeiras naturais de Timbaúba dos Batistas, Rio Grande do Norte, Salmira de Araújo Torres Clemente e Jailma Araújo marcaram presença em Paris para a Cerimônia de Abertura da Olimpíada nesta sexta-feira (26) e se emocionaram.
Elas foram levadas até a capital da França com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Riachuelo. A marca vestiu a delegação brasileira na Cerimônia de Abertura e também fornecerá parte dos uniformes durante a Olimpíada.
Um dos destaques do Brasil na Cerimônia de Abertura foi a jaqueta usada pelos atletas. A peça, em jeans, contava com um bordado às costas com desenhos de onças, tucanos e araras.
Salmira, de 68 anos, borda há mais de cinquenta, e mostrou com orgulho a peça usada pelos atletas. “O principal segredo é que esse bordado representa, em parte, a cultura do nosso município de Timbaúba dos Batistas. Ele passa de geração para geração e sempre nos foi ensinado pela mãe ou por alguém da família mais próximo”, iniciou.
“A gente carrega no coração a arte de bordar e, a forma como ela é repassada, aumenta a nossa responsabilidade pela perfeição do trabalho. Costumo dizer que nosso trabalho tem o tempero do amor, porque a gente aprendeu com nossas mães”, completou.
Jogos Olímpicos de Paris
A Olimpíada de Paris, na França, começou oficialmente nesta sexta e será disputada até 11 de agosto. Foram 277 atletas classificados, que competirão, ao todo, em 39 modalidades.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o Brasil conquistou 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.