Beatriz Souza conquista o quinto ouro do judô brasileiro na história das Olimpíadas
Judoca é a terceira mulher brasileira a ser medalhista de ouro na modalidade
Nesta sexta-feira (2), Beatriz Souza superou a israelense Raz Hershko e foi campeã na categoria +78kg do judô feminino, trazendo a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Foi a sétima medalha do Brasil em Paris, sendo a terceira do judô. Além do ouro de Bia, o judoca Willian Lima ficou com a prata após perder a final na categoria até 66kg para o japonês Hifumi Abe. Larissa Pimenta venceu a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg e conquistou o bronze.
O judô se consolidou como a modalidade que traz mais medalhas ao Brasil. Desde as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, o esporte conquistou medalha em todas as edições. São 11 Olimpíadas seguidas em que o Brasil coloca seus judocas no pódio.
No total, são 27 medalhas para o judô: 5 ouros, 4 pratas e 18 bronzes. No ranking mundial, o Brasil é o quinto país com mais medalhas na modalidade na história das Olimpíadas.
Ouros no judô
O judô possui uma sequência de 40 anos conquistando medalhas em Olimpíadas. A primeira de ouro foi conquistada por Aurélio Miguel, em Seul 1988. Quatro anos depois, Rogério Sampaio trouxe o segundo ouro pro país, em Barcelona 1992. Atualmente, Rogério é chefe de missão da equipe brasileira em Paris.
Sarah Menezes, técnica da seleção brasileira feminina de judô, foi a primeira mulher brasileira a subir no lugar mais alto do pódio na modalidade, em Londres 2012.
Rafaela Silva tinha sido a última atleta do judô a conquistar ouro, em 2016, no Rio de Janeiro. Na capital francesa, ela foi superada pela japonesa Haruka Funakubo na disputa da medalha de bronze.
Das últimas quatro edições olímpicas, em três delas o primeiro ouro brasileiro veio de uma mulher no judô.
Veja todos os medalhistas de ouro do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos
- Aurélio Miguel – 65kg masculino em Seul 1988
- Rogério Sampaio – 95kg masculino em Barcelona 1992
- Sarah Menezes – 48kg feminino em Londres 2012
- Rafaela Silva – 57kg feminino na Rio 2016
- Bia Souza – 78kg feminino em Paris 2024