O ano de Thiago Carpini: do vice com Água Santa ao acesso do Juventude à Série A
Treinador de 39 anos acumulou bons trabalhos em 2023
A história do futebol brasileiro em 2023 merece ter um capítulo para o treinador Thiago Carpini, que alcançou o acesso à Série A com o Juventude neste sábado (25), após vitória sobre o Ceará, de virada.
O técnico de apenas 39 anos assumiu o clube de Caxias do Sul na sétima rodada, em maio, quando o Juventude ocupava a penúltima posição da Série B, com apenas três pontos conquistados em seis jogos.
Melhor técnico do Paulistão 2023
Carpini chegou credenciado pelo ótimo trabalho com o Água Santa, que rendeu o prêmio de melhor técnico do último Campeonato Paulista. Com o clube de Diadema, alcançou uma final histórica, quando foi derrotado pelo Palmeiras.
Pelo Água Santa, Carpini teve aproveitamento de 61% no Paulistão, com sete vitórias em 12 jogos. O modesto time deixou o São Paulo e o Red Bull Bragantino, ambos da Série A do Campeonato Brasileiro, pelo caminho.
Aproveitamento de 60,8% no ano
Já como técnico do Juventude, o treinador comandou o clube gaúcho em 32 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e apenas 4 derrotas. Foram 39 gols marcados e 24 sofridos.
Somando os dois trabalhos de Carpini em 2023, o treinador conseguiu um aproveitamento de 60,8%, com apenas 8 derrotas em 46 jogos.