Marta é homenageada pela Fifa e fala em jogar Olimpíadas de Paris
Rainha do futebol recebeu premiação especial durante a cerimônia do Fifa The Best
Nesta segunda-feira (15), durante a cerimônia de premiação do Fifa The Best, a rainha Marta foi homenageada pela entidade e recebeu “Prêmio Especial”. No discurso de agradecimento, a jogadora falou que há possibilidade de jogar as Olimpíadas de Paris 2024.
Isso (homenagem), sem duvida, é uma grande motivação para que a gente continue buscando evoluir, porque há sempre o que aprender. E, em um ano de Olimpíada, quem sabe não jogar mais uma Olimpíada. Depois vou ter a resposta se vou continuar ou não, mas estou muito feliz
Marta, no The Best
Marta dará nome a prêmio no The Best
A Fifa confirmou ainda que, a partir da próxima edição, Marta dará nome ao prêmio de gol mais bonito do mundo no futebol feminino.
Até então, gols de jogadores e jogadoras concorriam juntos ao Prêmio Puskás, vencido em 2024 pelo brasileiro Guilherme Madruga.
Trajetória de Marta
Marta nasceu na cidade de Dois Riachos, em Alagoas, e conquistou seis vezes o prêmio de melhor jogadora do mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018) na época em que o prêmio Bola de Ouro era realizado em parceria com a Fifa.
Pela Seleção Brasileira, foi campeã e artilheira (com 12 gols) dos Jogos Pan-Americanos de 2007, vice-campeã e artilheira (7 gols) da Copa do Mundo de 2007 e vice-campeã do Campeonato Sul-Americano em 2006. Conquistou ainda duas medalhas de prata em olimpíadas (2004 e 2008).
Por clubes, Marta tem uma Liga dos Campeões da UEFA (pelo Umeå IK, da Suécia), uma Copa Libertadores (em 2009, pelo Santos), uma Copa do Brasil (em 2009, pelo Santos), entre outros títulos.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”5717688″ title_galeria=”FIFA The Best”/]
É a maior artilheira da história da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com 18 gols, e maior artilheira da história da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina), com 118 gols.