Libertadores: Internacional vence Metropolitanos na Venezuela e assume liderança do grupo
Luiz Adriano desencanta após 13 jogos sem marcar pelo Colorado
O Internacional venceu por 2 a 1 o Metropolitanos, na Venezuela, e assumiu a liderança do grupo B da Copa Libertadores, após quatro rodadas.
A vitória foi arquitetada ainda no primeiro tempo, quando Alan Patrick (de pênalti) e Luiz Adriano abriram 2 a 0 para o Colorado. O centroavante, aliás, deu fim a um jejum de 13 jogos sem balançar as redes.
A partida parecia que seria fácil para o time gaúcho, mas o Metropolitanos descontou com Freddy Vargas no começo da etapa final, aos quatro minutos.
Os venezuelanos, então, pressionaram muito o Inter, que contou com grandes defesas do goleiro John para garantir a vitória.
O Colorado vai a oito pontos e passa o Independiente Medellín-COL, que tem sete. O grupo está embolado, já que o Nacional-URU também está com sete pontos. O Metropolitanos ainda não pontuou.
Como foi o jogo
Com escalação e postura diferentes, o Inter começou a partida em outro ritmo. Aos sete minutos, Wanderson tocou para o gol depois de receber de Alan Patrick, mas o goleiro venezuelano defendeu.
Aos 15, Pedro Henrique sofreu pênalti ao ser derrubado por Ferro. Na cobrança, Alan Patrick converteu e abriu o placar para o Colorado. 1 a 0 para o Inter.
Aos 29, a escolha insistente de Mano Menezes por Luiz Adriano teve êxito. O centroavante marcou o segundo após receber assistência de Alan Patrick. 2 a 0 para o Inter.
Em seguida, o camisa nove quase marcou o terceiro, mas acabou errando a mira. A falha acabou causando a ira de Mano Menezes no banco. Daí para frente, o Colorado caiu de ritmo até o final da primeira etapa.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, De Pena entrou na vaga de Campanharo. E com queda de produtividade, o Colorado viu o Metropolitanos descontar aos quatro minutos com gol de Freddy Vargas, após cobrança de falta. 2 a 1.
Aos 20, Mano Menezes colocou Alemão e Matheus Dias nos lugares de Luiz Adriano e Wanderson. Enquanto isso, o Inter via o Metropolitanos crescer em campo. Mais uma vez, por cansaço, Mano precisou mudar os dois volantes, tirando Johnny e colocando Baralhas.
Aos 26, John justificou a titularidade e salvou o Inter de levar o gol do empate ao defender, com os pés, bola dificílima de Gómez.
Na etapa final, o Colorado caiu ainda mais em desempenho em campo por conta da parte física. Visivelmente cansados, os jogadores do Inter estavam lentos em campo. Resistindo aos minutos finais, aos 47, Nico Hernández, cometeu falta violenta em Bareiro, evitando o gol de empate do Metropolitanos, e foi expulso.
Metropolitanos 1 x 2 Inter
Metropolitanos: Schiavone; Ferro e Moreno; Jefre Vargas, Laszo, Néstor Cova (Marchan, 43 min 2ºT), Laratonda, Cermeño (Bareiro, 33min 2ºT), Darwin Gómez (Lucena, 37min 2ºT), Freddy Vargas (Irwin Antón, 43min, 2ºT); Ortiz. Técnico: José María Morr.
Inter: John; Rômulo, Moledo, Nico Hernández e Thauan Lara; Campanharo (De Pena, intervalo), Johnny (Baralhas, 26min 2ºT) e Alan Patrick; Pedro Henrique, Wanderson (Matheus Dias 20min 2ºT), Luiz Adriano (Alemão, 20min 2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Alan Patrick (16min, 1ºT), Luiz Adriano (29min, 1ºT), Freddy Vargas (4min, 2ºT)
Cartões amarelos: Ferro (14min, 1ºT), Nico Hernández (3min, 2ºT), Freddy Vargas (8min, 2ºT), José Moreno (19min, 2ºT), Alan Patrick (25min, 2ºT), Baralhas (33min, 2ºT)
Motivo: quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data e horário: 25 de maio de 2023 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas, na Venezuela.
Árbitro: Nicolas Lamolina (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailosky e Mariana de Almeida (ARG)
Árbitro de vídeo: Jorge Baliño (ARG)