Jovens decidem, Flamengo vence o Racing-ARG e encaminha classificação na Libertadores
Wesley e Victor Hugo, ambos de 19 anos, marcaram os gols rubro-negros no Maracanã
O Flamengo tem um elenco recheado de estrelas, mas os jovens da base Wesley e Victor Hugo protagonizaram a importante vitória do clube sobre o Racing-ARG, na noite desta quinta-feira (8), no Maracanã.
A partida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores terminou com o placar de 2 a 1 para o Rubro-Negro, atual campeão, que encaminhou a classificação às oitavas de final e tirou a invencibilidade do Racing.
Wesley, de 19 anos, abriu o placar ainda no primeiro tempo, aproveitando passe de Gérson. Foi o primeiro gol do lateral-direito como profissional.
Logo no começo da etapa final, o paraguaio Matías Rojas, que estaria próximo de acerto com o Corinthians, marcou um belo gol para o Racing e deixou tudo igual no Maracanã.
A partida ganhava contornos de drama, já que a vitória era fundamental para a sequência do Flamengo na competição, e a torcida começava a mostrar impaciência.
Até que, aos 38 minutos, Victor Hugo, também de 19 anos, recebeu dentro da área e finalizou rasteiro, com categoria, para garantir os três pontos.
Situação do grupo do Flamengo na Libertadores
O Flamengo chega a oito pontos e está na segunda posição do grupo A, atrás do próprio Racing, que tem dez.
Um empate na última rodada, contra o Aucas-EQU, dia 28, também no Maracanã, carimba a vaga rubro-negra. Até mesmo uma derrota pode levar o Flamengo às oitavas, contanto que Ñublense-CHL não goleie o Racing na Argentina.
A disputa pela liderança do grupo também está aberta. O Racing precisa vencer para confirmar a primeira colocação. Em caso de derrota argentina e vitória do Flamengo, os brasileiros assumem a ponta do Grupo A. Se empatar, e o Fla vencer por dois ou mais gols de diferença, o Rubro-Negro é o líder.
Próximos jogos
O Flamengo volta a campo no fim de semana, no domingo (11), às 18h30 (de Brasília), diante do Grêmio, no Maracanã, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na Libertadores, o Rubro-Negro encara o Aucas-EQU, no dia 28 de junho, também no Rio de Janeiro.
O Racing visita o Instituto, no dia 12, pelo Campeonato Argentino. No mesmo dia do Fla na Libertadores, os argentinos recebem o Ñublense-CHI, necessitando de uma vitória simples para confirmar a liderança do grupo.
Primeiro tempo sonolento
Os primeiros 30 minutos de partida foram sem grandes emoções. O Flamengo se arriscou mais, mas pouco conseguia furar a bem postada defesa do Racing. Os argentinos buscaram chutes de longa distância e bolas paradas.
No geral, a falta de criação dos dois lados deixou a partida sonolenta. As torcidas — tanto de Fla, quanto de Racing — faziam um show à parte no lotado Maracanã.
A redenção de Wesley
O jovem lateral do Flamengo viveu extremos opostos nos confrontos diante do Racing. Na Argentina, quando o time vencia por 1 a 0, acabou expulso. No lance, os argentinos empataram.
A chegada ao céu do camisa 43 veio em seu 22º jogo como profissional. Em jogada de Arrascaeta, o jovem marcou seu primeiro gol. Diante do rival que viveu maus bocados. Foi dele o gol que desafogou um apreensivo Maracanã, até então.
O placar foi aberto aos 35 minutos, quando a partida se encaminhava para um empate sem gols na primeira etapa.
Nem deu tempo para nada
O segundo tempo mal começou e o Racing, na primeira grande chance em toda a partida até então, igualou tudo. E um golaço. Matías Rojas recebeu de Gómez e bateu colocado para empatar a partida e silenciar o Maracanã.
Empolgados com o empate e vendo um Flamengo tropeçando nos próprios pés, o Racing começou a gostar da partida e tentou encurralar os cariocas nos dez minutos seguintes.
Nitidamente nervoso, o Flamengo começou a errar lances bobos, para o desespero de Sampaoli e da torcida tímida no Maior do Mundo.
Base salva
Se Wesley, oriundo das categorias de base tinha aberto o marcador na primeira etapa, coube a outro garoto formado no Ninho do Urubu dar a vitória para o Flamengo: Victor Hugo.
O jovem entrou em campo na vaga de Thiago Maia e aproveitou uma sobra de bola de Erick Pulgar para dominar e estufar as redes do Racing.
Flamengo 2×1 Racing-ARG
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia (Victor Hugo), Erick Pulgar, Gerson (Vidal) e Everton Ribeiro (Matheus França); Arrascaeta (Everton Cebolinha) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.
Racing-ARG: Arias; Mura, Sigali (Galván), Piovi e Gabriel Rojas; Moreno, Oróz, Gómez e Hauche; Reniero (Baltasar Rodríguez) e Matías Rojas (Maxi Moralez).Técnico: Fernando Gago.
Gols: Wesley (35min 1ºT) e Victor Hugo (37min 2ºT) para o Flamengo; Matías Rojas (3min 2ºT) para o Racing.
Cartões amarelos: Moreno (Racing).
Motivo: Quinta rodada do Grupo A da Copa Libertadores.
Data e horário: 8 de junho de 2023 (quinta-feira), às 21h (de Brasília).
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Árbitro: Gustavo Tejera (URU).
Auxiliares: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU).
Árbitro de vídeo: Andrés Cunha (URU).