Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jogo pelado se quiserem, diz enxadrista acusado de trapaça

    Hans Niemann, 19, admitiu ter trapaceado em eventos online de xadrez durante sua adolescência, mas negou burlar as regras ao vencer o campeão mundial de xadrez

    Hans Niemann enfrenta Magnus Carlsen
    Hans Niemann enfrenta Magnus Carlsen Reprodução/ Chessdom

    Da CNN Brasil

    em São Paulo

    O enxadrista americano Hans Niemann, 19, admitiu em entrevista ter trapaceado em eventos online de xadrez por duas vezes durante sua adolescência. Após derrotar o campeão mundial da categoria, o norueguês Magnus Carlsen, Niemann é acusado de burlar as regras novamente.

    Ao Clube de Xadrez de Saint Louis, nos EUA, Niemann negou ter trapaceado contra o campeão mundial. “Eu jogo pelado se quiserem. Eu não ligo porque sei que estou limpo”.

    No início deste mês, Niemann venceu Carlsen em torneio nos Estados Unidos. Logo após o revés, o norueguês decidiu se retirar do torneio, levantando suspeitas contra seu adversário.

    Em publicação no Twitter (veja abaixo), Carlsen escreveu: “Eu me retirei do torneio. Sempre gostei de jogar no @STLChessClub e espero voltar no futuro.” O tweet também incluiu um vídeo conhecido do técnico de futebol José Mourinho dizendo: “Se eu falar, estou com grandes problemas”.

    “Ver meu herói [Carlsen] tentar arruinar minha reputação, arruinar minha carreira no xadrez e fazer isso de uma maneira tão frívola é muito, muito decepcionante”, acrescentou.

    Na última segunda-feira (19), os dois enxadristas voltaram a se enfrentar em duelo online. Porém, logo após Carlsen executar seu primeiro movimento no tabuleiro, o norueguês abandonou a partida (veja abaixo) sem dar explicações.

    (Publicado por Lucas Schroeder)