Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inglaterra vence Alemanha e é campeã da Eurocopa Feminina pela primeira vez

    Partida teve público recorde para uma final do Campeonato Europeu - masculino ou feminino

    Final da Euro feminina entre Inglaterra e Alemanha
    Final da Euro feminina entre Inglaterra e Alemanha Shaun Botterill/Getty Images

    Jack Bantockda CNN

    A Inglaterra venceu seu primeiro grande campeonato feminino de forma dramática, derrotando a Alemanha por 2 a 1 após a prorrogação na final da Euro 2022 no Estádio de Wembley.

    Um público recorde de 87.192 pessoas para uma final do Campeonato Europeu – masculino ou feminino – assistiu ao primeiro gol internacional de Chloe Kelly que levou as Lionesses à vitória sobre a Alemanha – oito vezes vencedora.

    Depois de três derrotas na barreira final, os gols de Kelly e Ella Toone anularam o empate de Lina Magull e selaram o sonho de terminar com uma campanha impressionante no torneio.

    Com a treinadora Sarina Wiegman nunca tendo perdido um jogo da Eurocopa – nem um jogo no comando da Inglaterra – e a Alemanha nunca tendo perdido uma final da Euro, um recorde teve que acontecer em Wembley, local de uma derrota agonizante para a equipe masculina na mesma fase há pouco mais de um ano.

    E apesar de ter derrotado a Alemanha apenas duas vezes em seus 27 jogos anteriores, os jogadores de Wiegman lutaram por uma vitória suada para estender a sequência impressionante do técnico holandês.

    Artilheira lesionada

    A Alemanha sofreu um duro golpe momentos antes do pontapé inicial, quando a atacante Alexandra Popp, artilheira do torneio com seis gols, sofreu uma lesão muscular no aquecimento.

    Substituída nos 11 minutos iniciais por Lea Schüller, a saída marcou um fim devastador para o que havia sido uma história de redenção emocionante para a jogadora de 31 anos. Depois de perder os dois Euros anteriores por lesão, Popp compensou o tempo perdido enfaticamente, igualando o recorde de melhor contagem de gols no torneio – estabelecido pelo compatriota Inka Grings em 2009 – com um jogo de sobra.

    A angústia visível de Popp ao deixar o campo serviu como um forte contraste com a atmosfera eufórica de um estádio de Wembley lotado, quando o pontapé inicial se aproximava, com os cantores Becky Hill, Steflon Don e Ultra Naté ocupando o círculo central para sediar o pré-show de partidas.

    Com a área ao redor do estádio repleta de torcedores e bandeiras várias horas antes do pontapé inicial, foi uma preparação adequada para o encerramento de um torneio que havia batido recordes bem antes do troféu ser levantado.

    O total de 487.683 torcedores que compareceram aos jogos anteriores à final mais que dobrou o recorde de público do torneio anterior estabelecido na Euro 2017, na Holanda.

    E isso foi antes do aumento histórico dos números em Wembley, que quebrou o recorde existente para uma final masculina ou feminina da Eurocopa no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, em 1964.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original