Gastronomia mineira será apresentada em Paris durante a Olimpíada; saiba detalhes
Espaço mineiro na capital francesa foi apresentado pelo governo nesta quinta-feira (18); demais atrações esportivas também são lançadas
Minas Gerais estará presente em peso no maior evento esportivo do mundo. Além dos 16 atletas mineiros que irão disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Governo de Minas anunciou na manhã desta quinta-feira (18) que o estado terá uma “casa” na capital francesa.
Trata-se do “Minas Bar”, um espaço na cidade francesa durante todo o período de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O local oferecerá uma experiência gastronômica “memorável e afetiva” a todos que passarem diariamente pela Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete.
O “Minas Bar” tem a parceria da Plataforma Fartura, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) para a sua realização. O chef Henrique Gilberto será o responsável pelo cardápio que mostrará ao mundo as iguarias, ingredientes e pratos típicos de Minas Gerais.
Em um stand com ativações, o público que visitar o local poderá degustar todos os alimentos da cozinha mineira que serão ofertados neste imersivo hub turístico.
A iniciativa foi apresentada pelo governador Romeu Zema e pelos secretários de Estado Leônidas de Oliveira (Cultura e Turismo) e Bárbara Botega (Comunicação Social) em evento realizado no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE/UFMG).
As autoridades destacaram como a cultura mineira poderá ser promovida a partir desta integração entre diversos países no maior evento esportivo do mundo. A expectativa é de que mais de cinco mil pessoas passem diariamente pela Casa Brasil ao longo do dia 26 de julho a 11 de agosto.
“Vamos divulgar aquilo que é tão mineiro, que é a nossa cozinha na França. É o momento em que a França estará recebendo milhões de pessoas do mundo todo e nós esperamos receber lá, nesses 17 dias, 70, 80 mil pessoas que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais Minas Gerais. E com certeza, parte deles um dia visitarão Minas fazendo com que a nossa atividade turística se movimente, crie empregos, rendas e por aí vai”, declarou Romeu Zema.
Imersão mineira para além da gastronomia
Ainda no Parc la Villete, em Paris, o governo do estado promove o “Pedale por Minas”. Trata-se de uma estrutura com telões de LED e uma bicicleta para que turistas, atletas e até mesmo autoridades possam conhecer pontos turísticos de várias regiões mineiras.
O mesmo será feito no Communale Saint-Ouen, também na Casa Brasil, durante o período da Paraolimpíada. Nesta experiência, os equipamentos serão adaptados para as pessoas com deficiência.
Vale destacar que ambas as estruturas levarão a experiência mineira completa às pessoas. Isso inclui a visualização das mais belas paisagens e a reprodução de sons e cheiros típicos.
Atrações culturais para Belo Horizonte
Além do novo projeto apresentado, o Governo de Minas também promoverá eventos esportivos e culturais na capital mineira.
O Parque das Mangabeiras, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, receberá o “Circuito Olímpico” que terá espaços para prática de alguns esportes olímpicos.
O local também contará com um festival gastronômico que apresentará a culinária de vários países, além de transmitir ao vivo a cerimônia oficial de encerramento da Olimpíada de Paris.