Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gabriel Medina vence francês e vai à semifinal do surfe nas Olimpíadas

    Brasileiro derrotou o francês Michel Bourez por 15,33 a 13,66, na praia de Tsurigasaki, palco da modalidade no evento

    Leandro Silveira, colaboração para a CNN

    Um dos astros do esporte brasileiro na atualidade, Gabriel Medina brilhou para se classificar às semifinais das Olimpíadas de Tóquio. Na noite desta segunda-feira (no horário de Brasília), ele derrotou o francês Michel Bourez por 15,33 a 13,66, na praia de Tsurigasaki, palco da modalidade no evento.

    A vitória já garante a Medina duas chances de conquistar uma medalha na estreia no surfe no programa olímpico. A primeira delas será a partir das 23h48 (horário de Brasília), pelas semifinais, contra o japonês Kanoa Igarashi, que, em outra bateria das quartas de final, superou o norte-americano Kolohe Andino por 12,60 a 11,00. Caso avance, estará na final e com o pódio assegurado. Mas mesmo em caso de derrota, terá outra oportunidade, na disputa pelo terceiro lugar.

     

    Medina chegou às Olimpíadas de Tóquio como favorito. Ele, afinal, lidera com folga a temporada 2021 do Circuito Mundial de Surfe, tendo sido finalista de 5 das 6 etapas realizadas e vencido duas delas. E tem confirmado essa condição desde a sua estreia.

    A organização das Olimpíadas antecipou a programação do surfe em função da aproximação de um tufão, marcando as três fases decisivas para esta terça-feira, no horário japonês. E essa alteração climática melhorou as ondas da praia de Tsurigasaki, que não costumam ser muito grandes.

    Dessa vez, porém, estavam, embora com o mar muito mexido. E Medina aproveitou as condições. Com cerca de dez minutos de bateria, conseguiu uma série de três boas manobras no topo da onda, finalizando bem, o que lhe rendeu a nota 6,33. Mas o melhor ainda estava por vir. Pouco depois, após entrar de backside na onda, deu um aéreo espetacular. Os jurados reconheceram o seu bom desempenho e lhe deram a nota 9,00, a maior do evento até então.

    Em desvantagem, Bourez se esforçou. E conseguiu duas boas notas, uma 6,33 e uma 6,93 com manobras arrojadas. Mas foi insuficiente para impedir o triunfo de Medina, classificado às semifinais das Olimpíadas de Tóquio.

    A vitória sobre Bourez já havia acontecido na primeira fase do evento, quando ambos avançaram direto para as oitavas de final, quando derrotou o australiano Julian Wilson. Agora, então, só precisa de mais uma vitória para ir ao pódio dos Jogos de Tóquio. Além de Medina, o Brasil ainda tem dois representantes na disputa olímpica do surfe. Ítalo Ferreira fará uma das duas últimas baterias pelas quartas de final com o japonês Hiroto Ohhara. Já pela chave feminina, Silvana Moore vai encarar a norte-americana Carissa Moore.

    Tópicos