Veja a posição dos 32 países que disputam a Copa do Mundo no ranking democrático
Seleções que competem pelo posto de melhor no mundo no futebol também fazem parte de ranking que avalia o estado da democracia no país
Em campo, as seleções brigam pelo cobiçado troféu da Copa do Mundo. Mas no Índice de Democracia da Economist Intelligence Unit, já está formado o pódio.
Considerando-se apenas os países que disputam o torneio, a Dinamarca é a campeã, com 9.09 pontos, seguida da Austrália (8.90 pontos) e da Suíça (8.90 pontos), empatadas em segundo lugar, e dos Países Baixos (8.88 pontos), em terceiro.
O índice agrupa os países em quatro grupos – democracia plena (superior a 8), democracia imperfeita (de 7,99 a 6), regime híbrido (de 5,99 a 4) e regime autoritário (abaixo de 4). Dos países que estão no Catar, doze são considerados democracias plenas, 11 figuram como democracias imperfeitas, cinco como regimes híbridos e quatro como autoritários.
O Brasil está em 16º lugar, com 6.86 pontos, logo à frente do rival argentino (6.81). Ambos são considerados democracias imperfeitas. O último lugar é do Irã (1.95 pontos); seguido da Arábia Saudita (2.08 pontos); do Camarões (2.56 pontos), que vai enfrentar o Brasil na próxima sexta-feira (2); e do anfitrião Catar (3.65), que já está eliminado na fase de grupos. Os quatros são os únicos Estados que participam do torneio que tem regimes autoritários, segundo o índice.
A CNN fez a lista com base na classificação mais recente, de 2021, realizada pela divisão de pesquisas e análises da revista “The Economist”. O Índice de Democracia começou em 2006 e fornece o estado da democracia pelo mundo em 165 Estados independentes e dois territórios. Segundo a publicação, isso cobre quase toda a população do mundo.
O índice se baseia em cinco categorias: processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis.
Tabela
No ranking completo, quem lidera é a Noruega, com 9.75 pontos, e a lanterna é do Afeganistão, com 0.32. Os dois não disputam a Copa do Mundo do Catar.