Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Vascaínos e são-paulinos são os que mais simpatizam com times do exterior

    Admiração por equipes estrangeiras tem maior relação com ídolos que com raízes históricas, mostra pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

    Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest
    Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest Arte da CNN

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    A idolatria pelos craques brasileiros é mais forte do que as raízes históricas quando o torcedor faz sua escolha por um time no exterior. E nas duas maiores cidades do país, apesar das grandes colônias italiana, em São Paulo, e portuguesa, no Rio de Janeiro, quem tem as maiores torcidas são os espanhóis Real Madrid e Barcelona, que desde os anos 1990 se caracterizam como casa de alguns dos principais nomes da Seleção. É o que aponta o “Maior Raio-X do Torcedor”.

    Todos os brasileiros que ganharam o título de melhor do mundo a partir de 1991 vestiram pelo menos uma das duas camisas. Romário, Rivaldo e Ronaldo Gaúcho defenderam o Barça. Kaká jogou no Real e Ronaldo Fenômeno atuou pelos dois clubes.

    Há ainda outra influência que não pode deixar de ser destacada, que é o fato de Cristiano Ronaldo ter defendido por várias temporadas os merengues, e Messi, os catalães.
    É importante destacar que essa medição é com os torcedores dos clubes em todo o Brasil, mas a parcela maior de torcedores de cada um deles está justamente nas suas respectivas cidades sede.

    Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest / Arte da CNN

    Cariocas

    A capital carioca tem o clube, entre os sete primeiros colocados do ranking de torcidas da Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, em que o torcedor mais expressou simpatia por uma equipe internacional, pois 52% dos vascaínos disseram que torcem para algum time de outro país.
    E a preferência da torcida do Vasco quando se refere ao futebol internacional já evidencia que a influência dos jogadores brasileiros ou dos craques internacionais deste século é maior do que raízes históricas.

    Tipicamente português, o Vasco da Gama tem 20% dos seus torcedores como amantes também do Real Madrid, e outros 12% do Barcelona.
    No Flamengo, clube de maior torcida do Rio de Janeiro, 18% dos torcedores são também Real Madrid, e 10%, Barcelona.

    Paulistanos

    Entre os clubes paulistas, o cenário é parecido. Os torcedores dos três maiores clubes de São Paulo têm simpatia pelo Real Madrid, em primeiro lugar, e depois pelo Barcelona, isso apesar de toda a influência italiana na capital e no estado.

    Os merengues contam com a “torcida” de 13% dos corintianos, 12% dos palmeirenses e 16% dos são-paulinos. A relação de simpatizantes do Barça é de 8% entre os torcedores do Corinthians e São Paulo, e 7% entre os do Palmeiras.

    Entre torcedores dos gigantes cariocas ou paulistas, a terceira torcida é pelo Paris-Saint-Germain, da França, que atualmente conta com Neymar, mas também tem o argentino Messi.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.