Embalado! São Paulo bate o Vasco em jogaço de seis gols no Morumbi
Vitória coloca o Tricolor próximo ao G4; Vasco segue colado ao Z4
Na noite deste sábado (20), São Paulo e Vasco se enfrentaram no Morumbi pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo eletrizante, o Tricolor levou a melhor por 4 a 2. Os gols da vitória foram anotados por Calleri e Rodrigo Nestor, ambos na primeira etapa, e Beraldo e Juan, nos minutos finais. O Vasco descontou com Cauan Barros ao final do primeiro tempo e buscou o empate parcial na segunda etapa, com Galarza.
Com o triunfo, o São Paulo vai à sexta colocação na tabela, com 12 pontos. Pelo lado vascaíno, a derrota pode levar a equipe ao Z4 ao final desta rodada, em caso de vitória de Corinthians ou Cuiabá contra Flamengo e Cruzeiro, respectivamente.
Agora, o Tricolor volta suas atenções à Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Puerto Cabello, da Venezuela, às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (23).
Primeiro tempo
A boa fase vivida pelo São Paulo explica o público de mais de 60.000 pessoas nas arquibancadas do Morumbi. A lua de mel dos tricolores com a equipe criou um ambiente de apoio incessante e irrestrito aos comandados de Dorival Júnior. O Vasco não se intimidou, ao menos nos primeiros minutos, com o clima hostil das arquibancadas do Morumbi. Como costuma ser no trabalho de Maurício Barbieri, o cruzmaltino impôs volume no jogo e chegou a criar boas oportunidades com Gabriel Pec e Figueiredo. Desde o início, o time carioca buscou sair tocando desde a defesa para chegar em vantagem no campo de ataque. Jair e Léo foram influentes na tentativa de controlar a partida através da posse de bola.
O São Paulo balançou as redes aos 24 minutos do primeiro tempo. O Tricolor iniciou a jogada pelo lado direito do ataque. A bola caiu com a dupla Luciano e Marcos Paulo, que apenas ajeitou para Calleri, dentro da pequena área, abrir o placar. Este foi o quinto gol em 17 partidas do camisa 9 em 2023. Foi também o 53º tento do argentino em 131 jogos pelo Tricolor.
O futebol tem várias histórias de superação e heróis improváveis. Nesta noite, no Morumbi, o são-paulino presenciou mais uma delas, no segundo gol da partida, anotado por Rodrigo Nestor. Alvo de recorrentes cobranças da torcida do São Paulo, Rodrigo Nestor foi acionado em velocidade no final do primeiro tempo. O camisa 11 fingiu que iria para a esquerda, trouxe para o lado oposto e bateu com força, sem chances para Léo Jardim. A resposta das arquibancadas veio através de um coro com o nome do jovem meia.
Com a desvantagem de dois gols no placar, o Vasco se viu em uma situação bastante complicada no Morumbi. A frustração, porém, durou apenas dois minutos. Aos 45 do primeiro tempo, Lucas Piton foi lançado pela ala esquerda e cruzou na medida para o jovem Cauan Barros, que testou por cobertura e diminuiu o placar para os visitantes. Foi o primeiro gol do garoto de 19 anos com o time profissional do Vasco.
Segundo tempo
O Vasco fez valer a expectativa criada após o gol de Cauan Barros, ao final do primeiro tempo. Quando o ímpeto parecia esfriar no decorrer da segunda etapa, o time carioca buscou o empate com Galarza, com linda finalização. A jogada se iniciou pelo lado esquerdo, com Erick Marcus e Lucas Piton. Na sequência, um cruzamento rebatido na grande área encontrou Galarza, que bateu com força no ângulo de Rafael.
Tudo se desenhava para uma noite eufórica do vascaíno e frustrante ao torcedor do São Paulo. Tudo mudou, porém, aos 43 minutos da segunda etapa.Em escanteio cobrado pelo lado esquerdo, Beraldo subiu mais alto que todo mundo e testou com força para as redes. Léo Jardim até chegou a encostar na bola, mas nada pôde fazer.
E não parou por aí! Nos acréscimos, Michel Araújo puxou contra-ataque e deixou Juan livre para marcar o quarto.
São Paulo 4 x 2 Vasco
São Paulo: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo, Caio Paulista; Luan (Wellington Rato), Nestor (Michel Araújo), Gabi (Alisson) e Marcos Paulo (Pablo Maia); Calleri (Juan) e Luciano. Técnico: Dorival Júnior
Vasco: Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Léo, Robson e Lucas Piton; Galarza (Rodrigo), Jair e Barros; Figueiredo (Orellano), Gabriel Pec (Carabajal) e Pedro Raul (Erick Marcus). Técnico: Maurício Barbieri.
Gols: Calleri (24 min 1ºT), Nestor (43 min 1ºT), Beraldo (43 min 2ºT) e Juan (46 min 1ºT) do São Paulo; Barros (45 min 1ºT) e Galarza (28 min 2ºT), do Vasco