Uefa suspende jogador da Turquia por gesto polêmico em comemoração
Merih Demiral marcou dois gols na vitória contra a Áustria pelas oitavas de final da Eurocopa
A UEFA suspendeu o jogador turco Merih Demiral por dois jogos após um polêmico gesto com a mão feito pelo zagueiro na vitória por 2 a 1 da Turquia contra a Áustria nas oitavas de final da Eurocopa .
Demiral marcou duas vezes e, em uma delas, comemorou com um gesto conhecido como “saudação do lobo”, que está associado ao grupo extremista de direita turco “Lobos Cinzentos”. A UEFA anunciou a decisão de suspender Demiral na sexta-feira (5), um dia antes do jogo das quartas de final da Turquia contra a Holanda.
No seu comunicado, a UEFA afirmou que o órgão de recurso acusou o defensor “por não cumprir os princípios gerais de conduta, por violar as regras básicas de conduta decente, por utilizar eventos desportivos para manifestações de natureza não desportiva e por levar o esporte futebol ao descrédito.”
Federação da Turquia vai recorrer
A Federação Turca de Futebol confirmou à CNN que o seu departamento jurídico está trabalhando em um recurso contra a suspensão.
“Pedir punição por uma comemoração natural após o término da partida em um torneio que está ocorrendo sem problemas é uma intervenção na independência do futebol”, escreveu ele em uma declaração no X, antigo Twitter.
“Nosso jogador de futebol compartilhou uma alegria natural quando estava comemorando com os fãs turcos a felicidade de um momento. Não há nenhum elemento aqui que possa machucar seu oponente ou qualquer comunidade. O jogador naturalmente expressou seus sentimentos na coletiva de imprensa que compareceu após a partida”, afirmou.
Yardimci acrescentou: “Os métodos e maneiras de comemoração dos jogadores de futebol não devem ser penalizados, a menos que sejam depreciativos para qualquer grupo ou violem regras básicas de cortesia. Gostaria de enfatizar minha crença de que esse erro deve ser corrigido antes que seja tarde demais”.
O ministro turco da Juventude e Esportes, Osman Aşkın Bak, disse no X: “Condenamos a decisão injusta e tendenciosa da UEFA, que acreditamos não ter base legal e ser inteiramente política. Continuaremos buscando nossos direitos por meios legais contra esse duplo padrão aplicado ao nosso país e ao nosso jogador de futebol Merih Demiral. Acreditamos nos nossos jogadores de futebol. Eles também darão a resposta necessária no campo!”
Jogador falou sobre a comemoração
Após a vitória contra a Áustria, Demiral postou uma foto fazendo o gesto no X, antigo Twitter, com a legenda: “Feliz aquele que se autodenomina turco”.
“Eu tinha uma celebração específica em mente. Isso é o que eu fiz. Tem a ver com a identidade turca, porque tenho muito orgulho de ser turco. E senti isso ao máximo depois do segundo gol, então acabei fazendo esse gesto. Estou muito feliz por ter feito isso”, disse Demiral aos repórteres após o jogo.
Ministra da Alemanha se manifesta
A Ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, alertou na quarta que “os símbolos dos extremistas de direita turcos não têm lugar nos nossos estádios” e disse que “usar os campeonatos europeus de futebol como plataforma para o racismo é completamente inaceitável”.
Faeser acrescentou que o grupo “Lobos Cinzentos” está sob vigilância na Alemanha. A NTV, rede alemã afiliada da CNN, informou que o presidente turco, Tayyip Erdogan, deve vir a Berlim no sábado para o jogo da Turquia contra a Holanda.
(Scott McLean, da CNN, contribuiu para esta matéria)