Ted Lasso da vida real? Como clube comprado por Ryan Reynolds virou febre mundial
Na quinta divisão inglesa, o Wrexham AFC se tornou febre no mundo do futebol e já colhe os frutos do sucesso
Uma pequena cidade de 61 mil habitantes no norte do País de Gales vive atualmente uma história nunca vista no futebol. Em apenas dois anos, os seus moradores vivenciam a transformação de um local pacato e simples em um grande centro turístico esportivo.
Wrexham, assim como quase todas as cidades do Reino Unido, respira futebol. O clube, que ostenta o mesmo nome da cidade-sede, mudou radicalmente seu patamar em 2021, ao ser comprado pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney.
Uma história digna de série — e realmente é
O mundo do futebol sofreu pesadas perdas financeiras em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Se até mesmo os grandes clubes tiveram que fazer sacrifícios para manter o funcionamento, imagine o que tiveram que passar os pequenos clubes?
Entre estas equipes, estava o Wrexham. O clube, fundado em 1864 e considerado o terceiro mais antigo do mundo, nunca teve muitas glórias esportivas para se orgulhar.
Mesmo se localizando no País de Gales, o clube optou por disputar as competições esportivas inglesas — assim como o Cardiff e Swansea, os grandes times de Gales e que já frequentaram a Premier League.
O Wrexham sempre figurou entre as divisões mais baixas do futebol inglês, oscilando entre a quarta e a quinta divisão. Mas essa história estaria prestes a mudar em 2021.
https://twitter.com/VancityReynolds/status/1648433838258016257
“Bem-vindo ao Wrexham”
Orgulho da cidade, o clube resistiu durante alguns meses sem jogos por causa do apoio da população. Os moradores se juntaram e fizeram uma vaquinha para manter o Wrexham em funcionamento — mas não era o bastante.
Neste momento, surgiu os nomes que mudariam para sempre a história do Wrexham: os atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney.
Mesmo sem entenderem praticamente nada de futebol (no melhor estilo Ted Lasso da vida real) e não explicarem por que escolheram especificamente o time, a dupla comprou a equipe por US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 18 milhões).
Desde então, os olhos do mundo futebolístico se voltaram para a pequena cidade Wrexham. O clube conquistou o patrocínio master do TikTok e virou uma das principais séries do Star+, “Bem-vindo ao Wrexham”.
Popularidade em alta
O salto de popularidade do clube também pode ser facilmente visto pelo crescimento nas redes sociais e exposição do time na mídia.
Em um período de apenas um ano, no Instagram, o clube conquistou mais de 500 mil seguidores, um número extremamente superior aos times de patamar equivalente.
No TikTok, empresa que patrocina o Wrexham, esse número é ainda maior: mais de 900 mil seguidores e 9,5 milhões de curtidas nos vídeos postados na rede social.
O Wrexham ainda vem batendo de frente em relação a audiência digital com grandes clubes da Inglaterra.
De acordo com dados do DataPowa — plataforma que mede audiência digital —, a partida decisiva entre Wrexham e Notts County, pela quinta divisão da Inglaterra, teve quase 62 mil menções no Twitter após o fim do jogo, na última segunda-feira (10).
No mesmo período de tempo, o clássico entre Arsenal e Liverpool, pela liderança da Premier League, teve 61.795 menções.
O sucesso também reflete na procura por ingressos. Um jornalista brasileiro relatou no Twitter que os ingressos para assistir ao clube são mais caros do que para ver o Tottenham, um dos principais clubes da Premier League.
https://twitter.com/thalescmachado/status/1647183731176660994
Sucesso esportivo
Todos nós sabemos que no futebol o que interessa mesmo são os resultados. Nisso, os torcedores do Wrexham também não podem reclamar.
O clube vem fazendo uma campanha espetacular na National League, quinta divisão da Inglaterra. O Wrexham alcançou 107 pontos, com 33 vitórias em 44 partidas.
A equipe bateu o recorde de pontos na história da competição e se encontra na primeira colocação (apenas o campeão sobe direto para a quarta divisão).
Entre os jogos, um se tornou épico: o confronto com o segundo colocado e principal concorrente ao título, o Notts County.
O jogo, que aconteceu na última segunda-feira (10), ganhou contornos épicos desde antes da bola rolar. Ambos os times estavam empatados com 103 pontos e a vitória poderia significar um importante passo para o título.
Nas arquibancadas, mais de 10 mil pessoas e duas personalidades ansiosas para o jogo: Ryan Reynolds e Rob McElhenney.
https://twitter.com/btsportfootball/status/1645710568345554944
Apesar do clima favorável, quem abriu o placar foi o Notts County, no final do primeiro tempo. Os donos da casa voltaram com outra postura após o intervalo e viraram a partida, com gols de Mullin e Mendy.
Mas se engana quem achou que o jogo ficou por isso mesmo. O time visitante ainda teve forças para empatar em 2 a 2. Logo depois, Elliot Lee desempatou mais uma vez para o Wrexham.
Para quem ama emoções (não seria o caso dos torcedores do Wrexham nesta partida), o Notts County ainda teve um pênalti marcado a seu favor nos acréscimos. O artilheiro Cedwyn Scott foi para a cobrança e… o goleiro defendeu!
O veterano Ben Foster, de 40 anos e que estava até pouco tempo aposentado, se jogou no canto e impediu o gol de empate. Foster, que chegou a jogar Copa do Mundo pela Inglaterra, é também youtuber e usa uma câmera GoPro na baliza para mostrar bastidores dos jogos.
O vídeo que o goleiro publicou sobre o jogo já tem cerca de 3,5 milhões de visualizações. Veja abaixo:
“Diferente de tudo que eu já vi”
Em entrevista à emissora inglesa BT Sport, Ryan Reynolds afirmou que o jogo foi “diferente de tudo que eu já vi no passado, não sei se ainda tenho coração”.
Eu achei que trabalhava sob muita pressão, mas eu tenho certo controle sobre meu trabalho. E aqui não tenho nada, só posso torcer e acreditar como todo mundo aqui fora. Acho que nunca vi algo parecido na minha vida.
Ryan Reynolds, após a partida
Acompanhe as principais notícias de esporte na CNN.