Em sua terceira Copa, Senegal passa para as oitavas de final pela segunda vez
Classificação para as oitavas acontece no aniversário da morte de destaque da campanha em 2002
Com a vitória sobre o Equador, Senegal, que participa no Catar de seu terceiro mundial, avançou para as oitavas de final de uma Copa do Mundo pela segunda vez em sua história e justamente no dia do aniversário da morte de Papa Bouba Diop, destaque da heróica campanha da seleção em 2002.
Na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul/Japão, os senegaleses, que jogavam pela primeira vez o torneio, chegaram logo de cara até as quartas de final do Mundial – e a surpreendente campanha começou com o brilho de Bouba Diop.
No jogo da estreia no Mundial de 2002, contra a França de Zinedine Zidane, Senegal venceu os então campeões do torneio por 1 a 0 com um gol do jogador que ficou lembrado para a história pela comemoração dos senegaleses, que dançaram em volta da camisa de Bouba Diop estendida no gramado.
Bouba Diop também marcou dois gols no empate em 3 a 3 contra o Uruguai na terceira e última rodada do grupo A daquela Copa do Mundo, que ainda contava com a Dinamarca – contra os europeus, o placar foi de 1 a 1.
Papa Bouba Diop morreu em 29 de novembro de 2020 – ou seja, há dois anos -, vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA), aos 42 anos. Na carreira, defendeu times em Senegal, Suíça, Inglaterra e Grécia.
Veja o que aconteceu no jogo e estatísticas
Oitavas em 2018 não veio pelo fair play
Abaixo da liderança de Colômbia, Japão e Senegal fecharam a terceira e última rodada do grupo H da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, entre a segunda e a terceira colocação e com o mesmo número de pontos, saldo de gols e gols feitos.
Como critério de desempate seguinte, avançaria em segundo lugar rumo às oitavas de final a seleção que tivesse vencido o confronto direto - mas a partida entre senegaleses e japoneses na segunda rodada terminou empatada em 2 a 2.
Restou o fair play para decidir quem seguiria em solo russo e quem voltaria para a casa mais cedo - e, por ter tomado mais cartões amarelos do que o Japão na primeira fase, a seleção de Senegal foi eliminada da Copa do Mundo de 2018.