Sem Neymar e Vinícius Junior, Fifa anuncia indicados ao prêmio de melhor do mundo
Lionel Messi e Mbappé estão entre os finalistas ao prêmio
Nesta quinta-feira (14), a Fifa anunciou os 12 indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo. A lista não conta com Neymar, Vinícius Júnior nem Cristiano Ronaldo. O período avaliado é de oito meses e não inclui a Copa do Mundo do Catar.
Na última edição, os dois brasileiros estavam presentes entre os finalistas, diferente de Cristiano Ronaldo, que fica de fora pela segunda vez consecutiva. A atual lista conta com Lionel Messi, Mbappé, Haaland e Bernardo Silva.
Conforme divulgado pela entidade, a atual edição do prêmio vai considerar o intervalo de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto deste ano. Lionel Messi foi o vencedor do último The Best, que considerou um ano e meio e incluía o Mundial na avaliação. A votação para o público já está aberta.
A janela do futebol feminino se mantém com um ano. Será considerado o período de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto deste ano, ou seja, a Copa do Mundo Feminina está presente para os critérios de análise.
Ederson foi o único brasileiro entre os indicados ao prêmio e está concorrendo como melhor goleiro com Bono, Courtois, Andre Onana e Ter Stegen.
Veja os 12 indicados ao prêmio Fifa The Best
- Julian Alvarez (Argentina/Manchester City)
- Marcelo Brozovic (Croácia/Al Nassr)
- Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City)
- Ilkay Gundogan (Alemanha/Barcelona)
- Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
- Rodri (Espanha/Manchester City)
- Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia/Napoli)
- Kylian Mbappe (França/Paris Saint-Germain)
- Lionel Messi (Argentina/Inter Miami)
- Victor Osimhen (Nigéria/Napoli)
- Declan Rice (Inglaterra/Arsenal)
- Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)
Indicados ao prêmio de melhor goleiro
- Yassine Bounou (Marrocos/Al Hilal)
- Thibaut Courtois (Bélgica/Real Madrid)
- Ederson (Brasil/Manchester City)
- Andre Onana (Camarões/Manchester United)
- Marc-Andre ter Stegen (Alemanha/Barcelona)
Indicados ao prêmio de melhor técnico
- Pep Guardiola (Espanha/Manchester City)
- Simone Inzaghi (Itália/Inter de Milão)
- Ange Postecoglou(Austrália/Tottenham)
- Luciano Spalletti (Itália/seleção italiana)
- Xavi (Espanha/Barcelona)
Indicados ao Prêmio Torcedor Fifa
- Torcedor do Colón de Santa Fé (Argentina) — foi flagrado pela transmissão amamentando um bebê na arquibancada do Estádio Brigadier General Estanislao López, na Argentina, durante empate em 1 a 1 entre Colón e Barracas Central, em maio deste ano, pelo Campeonato Argentino.
- Fran Hurndall (Inglaterra) — australiana que percorreu o trajeto de 1000 quilômetros da cidade de Gold Coast a Sydney conduzindo uma bola com os pés antes do início da Copa do Mundo Feminina para arrecadar dinheiro para o esporte feminino na Austrália.
- Miguel Ángel, torcedor do Millonarios (Colômbia) — jovem garoto que sofria de uma doença incurável e realizou o sonho de conhecer pessoalmente todo o elenco do Millonários antes de ser submetido à eutanásia.