Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretário do DF descarta contaminação de venezuelanos no Brasil

    À CNN, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, afirmou que toda tripulação do voo e funcionários do hotel estão sendo testados

    Produzido por Basília Rodrigues, da CNN

    Em entrevista à CNN, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, disse que os treze integrantes da delegação da Venezuela que testaram positivo para a Covid-19 no Brasil já vieram contaminados de seu país.

    “Não havia tempo suficiente de que eles tivessem adquirido o vírus no Distrito Federal. Assim que chegaram já foram coletadas as amostras e testadas por um protocolo que foi estabelecido pela equipe médica da Conmebol.”

    No entanto, ele explica que todos foram testados no dia 8 de junho, 48 horas antes de embarcarem para a Copa América, seguindo a recomendação da Conmebol. O que pode ter acontecido, na análise dele, é que a testagem foi feita no período de incubação da doença. 

    “Apesar de terem realizado testes na Venezuela no dia 8, durante todo esse período a gente pode ter a fase de incubação do vírus e veio então acontecer a manifestação positiva, foi detectável aqui no Distrito Federal.”

    Segundo Osnei, ao serem testados na Venezuela dois casos positivos foram identificados. “Naquele momento, estas pessoas da delegação foram excluídas e inseriram outras duas”, detalha. Chegando ao Brasil, foi realizado um novo teste em todos os integrantes da seleção venezuelana. “E nós tivemos, primeiramente, a informação de dez casos positivos, isso foi aumentado para doze e hoje estamos com treze”, afirma.

     

    De acordo com Osnei Okumoto, o avião que trouxe a comitiva da Venezuela foi fretado, fez uma escala em Manaus e logo que chegou em Brasília, todos se dirigiram para o hotel. Equipes da secretaria de Saúde estão fazendo a triagem de quem teve contato com os jogadores, sobretudo os funcionários do hotel e a tripulação do voo. 

    “Estamos fazendo a investigação juntamente com todas as pessoas que tiveram com estes infectados”, explica. Além disso, toda a delegação está passando por novas testagens.

    “Neste período curto de estadia deles aqui nós já realizamos duas vezes os testes de RT-PCR para que a gente possa fazer um acompanhamento destes integrantes. Estas amostras já foram encaminhadas para o laboratório central do Distrito Federal para a realização do sequenciamento genético.”

    Osnei Okumoto, Secretário de Saúde do Distrito Federal
    Osnei Okumoto, Secretário de Saúde do Distrito Federal
    Foto: Reprodução / CNN

     

    Tópicos