São Paulo e Botafogo vencem de virada e se aproximam do líder Corinthians
Triunfos sobre Cuiabá e Fortaleza, respectivamente, deixam times a 2 pontos do 1º colocado
Com viradas em casa, São Paulo e Botafogo venceram, neste domingo (15), seus jogos pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e se aproximaram do Corinthians na briga pela liderança. Enquanto o time paulista derrotou o Cuiabá por 2 a 1, no Morumbi, o carioca superou o Fortaleza por 3 a 1, no Nilton Santos.
Assim, as equipes chegaram aos 11 pontos, com o São Paulo em 3º lugar, por ter saldo de gols superior ao Botafogo, o 4º colocado – 4 a 3. O Corinthians é o líder, com 13, após empatar por 2 a 2 com o Internacional, no sábado (14), e fará um confronto pela primeira posição com o tricolor paulista no próximo domingo (22). Eles estão separados pelo Atlético-MG, na 2ª posição, com 12, que venceu o Atlético-GO por 2 a 0, no sábado, mas já atuou pela sétima rodada.
O Santos, que desperdiçou a chance de assumir a liderança neste domingo, perdeu por 1 a 0 para o Goiás e é o 5º colocado, com 10 pontos. Pelo saldo de gols – 5 a 3 –, está à frente do Coritiba, que venceu, também por 1 a 0, o América-MG, o 8º colocado, com 9 pontos. Entre eles, em 7º, ficou o Avaí, que parou nos 10, com saldo negativo de 1 gol, após perder por 2 a 1 para o Juventude.
Com gol de artilheiro, São Paulo ganha de novo em casa
Em um jogo decidido por um reserva que saiu do banco e com bastante reclamação do adversário em relação às decisões da arbitragem, o São Paulo emendou a décima vitória consecutiva como mandante ao fazer 2 a 1 no Cuiabá.
O time também está há 8 compromissos invicto. O Cuiabá completou o sexto jogo sem ganhar, sendo este o seu primeiro confronto após a demissão do técnico Pintado. E está em 14º lugar, com 7 pontos.
No Morumbi, o time visitante aproveitou uma trapalhada do São Paulo para abrir o placar. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Léo e Arboleda trombaram na tentativa de cortar um passe, com a bola sobrando para Alesson, que acertou a trave na finalização. No rebote, Jenison empurrou para a rede.
Mas o São Paulo reagiu na etapa final. Empatou o jogo aos 20 minutos, com pênalti convertido por Calleri, artilheiro do Brasileirão com 6 gols. Depois, aproveitando a vantagem numérica, pois Jonathan Cafu havia sido expulso, conseguiu a virada, com Nikão, aos 36. Foi o seu primeiro gol em 19 jogos pelo clube, comemorado pela maior parte dos 27.511 torcedores que compareceram ao Morumbi.
Gols no fim dão vitória ao Botafogo
Com dois gols marcados após os 40 minutos do segundo tempo, o Botafogo superou o Fortaleza por 3 a 1, no Nilton Santos, que recebeu 23.616 pessoas neste domingo. O triunfo amplia a lua-de-mel da torcida com o time, invicto há sete jogos, com cinco triunfos nesse período. Já o Fortaleza continua na lanterna, com apenas um ponto somado.
Mas o time cearense ainda saiu na frente, aos 13 minutos, com gol de Moisés, após dividida entre Gatito e Romero, que só foi confirmado após consulta ao VAR. O time cearense, porém, teve Ceballos expulso aos 39 e cedeu a igualdade aos 41. Erison, de peixinho, após levantamento de Cuesta, marcou o quarto gol no Brasileirão.
A virada, porém, só veio no fim do segundo tempo. Aos 43 minutos, Patrick de Paula cobrou falta, a bola desviou na barreira e entrou na meta do Fortaleza. E ainda teve tempo para um terceiro gol, aos 48, de Daniel Guedes, numa jogada em que o lateral tentou cruzar duas vezes antes de marcar, com a bola desviando no goleiro Marcelo Boeck para sacramentar a primeira vitória do Botafogo no Nilton Santos pela competição.
Goiás freia boa fase do Santos
Embalado por três vitórias seguidas na temporada, o Santos teve o seu momento positivo freado pelo Goiás. Na Serrinha, o time da casa fez 1 a 0 na equipe da Baixada para confirmar a sua recuperação no Brasileirão, após um começo ruim. Afinal, ganhou a segunda consecutiva e chegou aos 8 pontos, em 13º lugar.
Assim como havia acontecido no confronto anterior, diante do Atlético-GO, o Goiás contou com um gol no começo do primeiro tempo para encaminhar a vitória. Dessa vez, Velásquez derrubou Apodi na grande área, com Elvis convertendo a cobrança de pênalti aos 18 minutos.
O Santos até buscou o empate, mas parou no goleiro Tadeu e teve um gol de Angulo anulado por impedimento na etapa final. Mas acabou sendo pouco para evitar a derrota para o Goiás, ampliando o seu desempenho ruim como visitante – somou apenas 1 de 9 pontos possíveis fora de casa no Brasileirão.
Coritiba define triunfo no 1º tempo
O Coritiba deu nova demonstração de força como mandante ao superar o América-MG por 1 a 0. Assim, se recuperou das últimas duas derrotas, uma delas que provocou sua saída da Copa do Brasil, e emplacou o quinto triunfo consecutivo em casa, sendo três deles pelo Brasileirão.
No fim do primeiro tempo, aos 46 minutos, Andrey colocou o Coritiba em vantagem, com um gol de cabeça, após cruzamento de Egídio. Nesse momento, o América-MG já estava com 10 jogadores, pois Iago Maidana tinha sido expulso. E não exibiu força para reagir na etapa final do duelo, que atraiu 20.818 pessoas ao Couto Pereira
Com 2 a menos, Juventude ganha a primeira
A primeira vitória do Juventude no Brasileirão foi conquistada de modo dramático. Com dois jogadores a menos, derrotou o Avaí por 2 a 1, na Ressacada, encerrando um jejum de 7 jogos sem ganhar na temporada. Chegou, assim, aos 6 pontos, em 17º lugar, ainda dentro da zona de rebaixamento. Já o Avaí perdeu os 100% de aproveitamento que tinha em casa no torneio.
Os dois gols do primeiro tempo saíram quase em sequência. Aos 24 minutos, Oscar Ruiz marcou para o Juventude, de cabeça. A resposta do Avaí veio aos 27, quando Bissoli recebeu cruzamento à meia-altura de Morato e finalizou sem deixar a bola cair.
Na etapa final, o Juventude teve Chico expulso aos 17, mas ainda assim conseguiu passar à frente. E o gol decisivo foi marcado por Vitor Mendes, aos 24 minutos, de cabeça, após cobrança de escanteio.
No fim, o time gaúcho ainda ficou com 9 em campo, pois Paulinho Moccelin também recebeu o cartão vermelho, mas conseguiu segurar a vantagem.
Resultados e agenda
A 6ª rodada do Brasileirão havia sido iniciada no sábado com cinco jogos: Palmeiras 2 x 0 Bragantino, Ceará 2 x 2 Flamengo, Atlético-MG 2 x 0 Atlético-GO, Internacional 2 x 2 Corinthians e Fluminense 2 x 1 Athletico-PR.
Aberta na última quarta-feira (11), com o empate por 1 a 1 entre Bragantino e Atlético-MG, a 7ª jornada terá sequência no próximo fim de semana. No sábado (21), vão ser realizadas seis partidas: Flamengo x Goiás, Atlético-GO x Coritiba, Santos x Ceará, Juventude x Palmeiras, América-MG x Botafogo e Cuiabá x Internacional. No domingo, a rodada será concluída com Corinthians x São Paulo, Fortaleza x Fluminense e Athletico-PR x Avaí.