Santos vence São Paulo em clássico com polêmicas de arbitragem
Peixe marcou o gol da vitória de pênalti após lance revisado; São Paulo teve gol anulado no fim
O Santos venceu o São Paulo por 1 a 0 nesta quarta-feira (14) pela oitava rodada do Campeonato Paulista. No MorumBIS, o gol da partida foi marcado de pênalti por Morelo após lance revisado pela arbitragem.
O resultado deixa o Peixe muito próximo da classificação à próxima fase e com certa folga na liderança geral da competição. A equipe soma 19 pontos, lidera o grupo A e, em comparação a todos os rivais, está a cinco pontos de vantagem do Palmeiras, que tem dois jogos a menos.
Já o Tricolor encara a segunda derrota consecutiva na competição e se distancia da grande arrancada do começo da temporada. O time ainda segue na liderança do grupo D, com 13 pontos, mas vê Novorizontino e São Bernardo de muito perto, com 12.
O jogo
As duas equipes entraram em campo com surpresas nas escalações. Do lado tricolor, ainda mais. O técnico Thiago Carpini decidiu escalar dois centroavantes, formando uma linha ofensiva com Calleri, mais solto, e Juan, mais centralizado.
Depois do aquecimento, o lateral-direito Moreira sentiu dores na coxa e foi substituído por Galoppo. Isso obrigou Bobadilla a ser improvisado como lateral. Ele guardou bem o setor, mas teve dificuldade nos cruzamentos.
Do lado alvinegro, o técnico Fábio Carille tinha como principal missão encontrar o articulador ideal na ausência de Giuliano. Dessa vez, Otero foi acionado na função. Outra novidade foi Pedrinho como ponta direita. Ambos estiveram apagados na primeira etapa.
São Paulo começa melhor
Com esses novos desenhos na escalação, o Tricolor começou a partida melhor. Teve mais a posse de bola, rodou bem o jogo e criou a primeira chance logo aos quatro minutos, com um chute de Luciano para fora.
O Santos era um time retraído e que, claramente, esperava um erro do São Paulo para se lançar ao ataque. Nessa disputa tática, os donos da casa ganharam terreno e tiveram mais uma oportunidade perdida por Galoppo, aos 27, na defesa de João Paulo.
Ao todo, foram dez finalizações do Tricolor na etapa inicial, mas só uma chegou ao gol, justamente a do argentino.
Lampejo santista
O Santos não tinha finalizado uma vez a gol até os 32. Mas, quando chegou, quase abriu o placar com um chute rasteiro de Guilherme. Na sequência, João Schmidt ainda perdeu outra oportunidade, desviando cruzamento por cima do gol.
Jogo truncado
Depois, a partida virou uma disputa mais física e perdeu na parte técnica até a ida para o intervalo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, os papéis se inverteram. O Santos adiantou a marcação e complicou a saída de jogo do São Paulo, que era mais tranquila.
Santos em cima
Nesse cenário, criou uma chance com Guilherme, aos oito minutos. Depois, aos 14, Otero disputou uma bola com Welington e pediu pênalti.
A árbitra Edina Alves Batista precisou ser chamada pelo VAR para marcar a infração. Na cobrança, Morelos deslocou Rafael e abriu o placar.
Pontas em ação
Atrás no placar, o técnico Thiago Carpini deixou o São Paulo mais ofensivo com as entradas dos pontas Erick e Ferreira. A equipe ganhou em volume de jogo ofensivo. Criou oportunidades em série finalizadas por Calleri, Ferreira e Welington.
Gol tricolor anulado e polêmica
De tanto pressionar, o São Paulo conseguiu o empate no fim do confronto. Aos 42, Welington colocou a bola na área e Erick completou. Quando o estádio explodiu, o VAR entrou em ação.
Edina Alves Batista foi chamada e constatou que a bola tocou na mão de Erick, e o lance foi anulado. A derrota ficou ainda mais amarga para os tricolores quando Juan cabeceou para fora uma chance clara, aos 51.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo no fim de semana pela nona rodada do Campeonato Paulista. O São Paulo enfrenta o Red Bull Bragantino no sábado (17), enquanto o Santos recebe o Mirassol no domingo (18).
São Paulo 0 x 1 Santos
São Paulo
Rafael; Bobadilla, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson, Luciano (Ferreira) e Galoppo (Erick); Juan e Calleri. Técnico: Thiago Carpini
Santos
João Paulo; Aderlan (Felipe Jonatan), Gil, Joaquim e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca e Otero (Nonato); Pedrinho (Morelos), Guilherme (Rincón) e Willian Bigode (Marcelinho). Técnico: Fábio Carille
Gol
Morelos (20min2ºT);
Cartões amarelos
Calleri, Pablo Maia (São Paulo); Aderlan, Hayner, Marcelinho (Santos)
Público: 45.722
Renda: R$ 2.535.440,00
Motivo: oitava rodada do Campeonato Paulista
Data e horário: 14 de fevereiro de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio MorumBis, em São Paulo
Árbitro: Edina Alves Batista
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa
Árbitro de vídeo: Luiz Flávio de Oliveira