Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Rússia vota nas eleições do Congresso da Uefa apesar de suspensão por guerra na Ucrânia

    Órgão que rege o futebol europeu argumentou que sanções se aplicam às seleções e clubes russos, mas não à associação de futebol

    Amy Woodyattda CNN

    Uma delegação da União Russa de Futebol votou nas eleições do Congresso da Uefa, em Lisboa, nesta quarta-feira (5), apesar das sanções pela invasão da Ucrânia, confirmou a Uefa à CNN nesta quinta-feira (6).

    Em fevereiro do ano passado, a Uefa, o órgão que rege o futebol europeu juntamente com a Fifa, anunciaram a suspensão de todas as equipes russas internacionais e de clubes de suas competições – incluindo a Champions League masculina e feminina, a Europa League masculina e a Conference League masculina da UEFA – “até novo aviso”.

    As seleções e clubes da Rússia foram proibidos em maio de participar das competições da Uefa, enquanto a candidatura da Rússia para sediar a Euro 2028 ou a Euro 2032 foi considerada inelegível.

    “Sim, uma delegação da União Russa de Futebol esteve presente no Congresso da Uefa em Lisboa e participou na votação”, disse um porta-voz da Uefa à CNN, acrescentando que cada associação membro tem um voto.

    “Com base na decisão do Comitê Executivo da Uefa (Uefa ExCo), a suspensão se aplica às seleções e clubes russos e não à associação de futebol”, acrescentou a Uefa.

    Na quarta-feira, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, disse que a proibição dos times russos de competir em torneios europeus de futebol seria difícil de ser alterada “até que a guerra (na Ucrânia) pare”.

    Tópicos