Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Pesquisa mostra as regiões do Brasil que têm os torcedores mais fiéis e mais fanáticos

    Regiões com mais clubes de Série A do Brasil, o Sudeste e o Sul têm os torcedores mais fiéis do país

    CNN Brasil e Itatiaia

    No futebol brasileiro, até pelo tamanho continental do país, não é um fato raro o torcedor que tem mais de um clube.

    A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor, feita em parceria por Quaest/CNN/Itatiaia, fez um levantamento que mostra para quantos clubes os entrevistados torcem. Na Região Sudeste, 77% dos torcedores afirmaram ter apenas um clube do coração, com 22% afirmando ter outro time e 2% não sabendo ou não respondendo.

    O cenário é muito parecido com o da Região Sul, que tem 74% de torcedores de times únicos, com 21% tendo uma outra equipe e 4% não sabendo ou não respondendo.

    Nas outras regiões, a fidelidade do torcedor caí, sendo mais comum dois times do coração. Isso fica mais acentuado na Região Nordeste, onde 65% dos entrevistados têm uma equipe, com 33% afirmando torcerem para dois clubes.

    No Norte, são 68% de torcedores fiéis, contra 32% que têm dois clubes. Na Região Centro-Oeste, a marca da fidelidade também segue abaixo dos 70%, pois 69% dos entrevistados disseram ter um time do coração, com 28% relatando torcer para outra equipe.

    Fanatismo

    O ranking do fanatismo do torcedor por região é inverso ao da fidelidade. Isso porque os torcedores que se consideram mais fanáticos por futebol estão justamente onde a fidelidade a um único clube é menor.

    O torcedor mais fanático do Brasil está Centro-Oeste, pois 43% dos entrevistados se colocaram nessa condição, com 57% não se considerando.

    O número é bem próximo do Nordeste, que tem 42% de fanáticos, e 58% que não se declararam assim.

    No Norte, os números são de 37% para o fanatismo, com 63% não se considerando fanáticos por futebol.

    Regiões onde o torcedor é mais fiel a um clube, Sudeste e Sul têm marcas idênticas, com 23% de fanáticos e 77% de não fanáticos.

    Metodologia

    A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714  jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.

    A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas