Palmeiras recebe o América-MG para ampliar liderança no Brasileirão
Verdão está empatado em pontos com o Flamengo no topo da tabela
Palmeiras e América-MG fazem duelo de opostos na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira (29). As equipes se enfrentam às 21h30 (de Brasília) no Allianz Parque, em São Paulo, pela 36ª rodada da competição.
O Verdão chega para o confronto contra o Coelho com 63 pontos, empatado na pontuação com o Flamengo, mas na liderança pelo saldo de gols (26×17). No melhor cenário, o time paulista pode abrir três pontos de vantagem com dois jogos restantes na competição.
Do outro lado, o clube mineiro não tem mais pretensões neste Brasileirão. Após 35 jogos, o Coelho soma apenas 21 pontos, está atolado na lanterna e matematicamente rebaixado à Série B de 2024.
Palmeiras terá desfalques de peso contra o Coelho
O Palmeiras só depende de si para confirmar o segundo título consecutivo do Brasileirão. Para manter esse objetivo, só a vitória importa diante do América-MG nesta quarta, mas para isso, o técnico Abel Ferreira precisa “quebrar a cabeça” na escalação.
O próprio técnico português é desfalque por conta do 3ª cartão amarelo. Vitor Castanheira será o encarregado da função, já que o auxiliar João Martins foi expulso no duelo contra o Fortaleza. As outras ausências são do zagueiro Gustavo Gómez, também expulso contra o Leão do Pici; e do lateral Mayke, outra ausência por acúmulo de cartões.
Com os desfalques, o Alviverde pode contar com Marcos Rocha na linha de três zagueiros e o jovem Garcia pela direita. Desde o fim de outubro, Abel Ferreira tem apostado nessa formação com mais liberdade para os alas e maior proteção à defesa com três homens.
América-MG quer encerrar a Série A com dignidade
Já rebaixado à Série B de 2024, o América não tem mais pretensões nas três rodadas finais do Campeonato Brasileiro, e dessa forma, quer apenas encerrar a temporada com dignidade. O Coelho não vence uma partida há quase três meses, e em jogos fora de Belo Horizonte, o jejum supera 150 dias.
Para enfrentar o Palmeiras, o destaque americano é a volta do meia e capitão Juninho, que cumpriu suspensão na derrota para o Flamengo na última rodada. Existe também a expectativa de que o equatoriano Cazares volte a ser relacionado para este confronto.
Por outro lado, são ao menos sete ausências para o técnico interino Diogo Giacomini: Matheus Pasinato, Iago Maidana, Ricardo Silva, Nicolas, Mateusinho, Renato Kayzer e Aloísio, todos entregues ao departamento médico. Desses, Ricardo Silva e Aloísio são os mais próximos do retorno aos gramados.
Números avassaladores a favor do Palmeiras
Palmeiras e América-MG já se enfrentaram 26 vezes ao longo da história, com ampla vantagem do time paulista. O Verdão venceu 15 vezes, contra apenas dois triunfos do Coelho e nove empates.
As únicas vitórias do time mineiro, inclusive, aconteceram nesta década. Em 2013, a equipe americana venceu fora de casa pela Série B; e em 2021, saiu vitoriosa em Belo Horizonte pela Série A.
Nos últimos cinco confrontos, o Palmeiras venceu quatro vezes e perdeu uma. No primeiro turno do Brasileirão 2023, o Verdão goleou no Independência por 4 a 1.
Palmeiras x América-MG
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Luan), Naves, Murilo; Garcia (Marcos Rocha), Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga, Piquerez; Endrick e Breno Lopes (Artur). Técnico: Vitor Castanheira (auxiliar).
América-MG: Jori; Daniel Borges, Éder, Julio e Marlon; Lucas Kal, Martinez e Juninho; Everaldo, Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico interino: Diogo Giacomini.
Data e horário: quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Lehi Sousa Silva (DF)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Onde assistir: Globo e Premiere.