Choque-Rei: Palmeiras vence São Paulo no Morumbi e diminui vantagem do Botafogo
Formados no clube, Gabriel Menino e Endrick marcaram os gols da vitória no clássico
O Palmeiras venceu o São Paulo no clássico disputado no Morumbi por 2 a 0, neste domingo (11), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo começou animado, com pênalti anulado para o Tricolor, mas acabou decidido pelos erros individuais da defesa do São Paulo — Arboleda esteve envolvido nos dois.
Os gols do Choque-Rei foram marcados por dois jogadores formados nas categorias de base alviverde, Gabriel Menino e Endrick, um em cada tempo.
A partida começou movimentada no Morumbi, mas o gol cedo acabou por acalmar os ânimos de uma primeira etapa pouco inspirada no clássico em São Paulo. Gabriel Menino, com belo chute após falha da defesa Tricolor, foi o único a alterar o placar.
Na segunda etapa, o São Paulo se lançou ao ataque, chegou a carimbar o travessão de Weverton, mas viu a animação ser bloqueada por outro erro individual de Arboleada, que entregou bola para Breno Lopes servir Endrick e o jovem de 16 anos fazer o dele. 2 a 0.
O resultado deixou o Palmeiras como estava, colado no líder Botafogo, dois pontos atrás, na vice-liderança. O São Paulo segue no oitavo lugar.
Começo animado
Mal as equipes haviam se ajustado em campo, o São Paulo criou a primeira chance pela direita aos 2 minutos de jogo. O cruzamento veio dos pés de Rafinha, a sobra chegou limpa para Luciano, que finalizou de esquerda em cima de Mayke. Ela desviou no peito do lateral, pegou na mão, e o juiz teve de ir ao VAR para anular o pênalti marcado.
Se o São Paulo ficou perto de abrir o placar no início, um erro fatal colocou o Tricolor atrás. Gabriel Neves tocou muito forte para trás na entrada da área, Arboleda errou e entregou nos pés de Gabriel Menino, que viu Rafael mal posicionado e buscou o ângulo. 1 a 0.
Atrás do placar, o Tricolor teve que se lançar ao ataque. Aos dez minutos, Luciano acionou Nestor, de letra, que serviu Calleri para finalizar de direita e obrigar Weverton a bela defesa. Na cobrança do escanteio, Arboleda testou no travessão. No lance seguinte, Luciano pediu pênalti após cair na área, e Michel Araújo finalizou por cima do gol.
Pá na cal
Arboleda, de novo, falhou na saída de bola aos 33 minutos da segunda etapa, e a animação que carregava o Tricolor e sua torcida se esvaiu. O time buscava o empate, mas ficou no erro individual.
Breno Lopes antecipou o balão mal feito pelo equatoriano, serviu Endrick, que carregou pela esquerda e fuzilou para fazer o 2 a 0 e dar números finais ao clássico.
Próximos compromissos
Após pausa para Data Fifa, de dez dias, o São Paulo volta a entrar em campo em clássico contra o Athletico, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para quarta-feira (21), às 19h.
O Palmeiras, também apenas na semana seguinte, encara desafio contra o Bahia, na quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília). O duelo é valido pelo Brasileirão.
São Paulo 0 x 2 Palmeiras
São Paulo: Rafael; Rafinha (Marcos Paulo, 42min 2ºT), Arboleda, Beraldo, Caio; Pablo Maia, Gabi Neves (Juan, 1min 2ºT), Alisson (Nestor, 1min 2ºT), Michel Araújo (Rodriguinho, 34min 2ºT); Calleri e Luciano (David, 42min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Naves (Jaílson, 13min 2ºT), Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, 23min 2ºT), Raphael Veiga (Fabinho, aos 44min 2ºT); Artur, Rony (Endrick, 23min 2ºT) e Dudu (Breno Lopes, 23min 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Gabriel Menino (33min 1ºT) e Endrick (32min 2ºT), do Palmeiras.
Cartões amarelos: David (47min 2ºT), Rodriguinho (47min 2ºT) e Pablo Maia (48min 2ºT), do São Paulo; Abel Ferreira (15min 1ºT); Artur (44min 2ºT), do Palmeiras.
Cartões vermelhos: Pablo Maia (49min 2ºT).
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 11 de junho de 2023, domingo, às 16h (de Brasília).
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo.
Árbitro: Raphael Claus-SP.
Assistentes: Alex Ang Ribeiro-SP e Marcelo Carvalho Van Gasse-SP.
VAR: Wagner Reway-PB.