América-MG encaminha contratação de Fernando Prass para cargo na direção
Ex-goleiro já esteve em Belo Horizonte para negociar com o clube
O América-MG está próximo de anunciar a contratação de um novo executivo para o futebol do clube. Trata-se do ex-goleiro Fernando Prass.
O ex-jogador já esteve em Belo Horizonte, visitou a sede do clube e também o CT Lanna Drumond. O Coelho vai disputar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e Série B em 2024.
Será a primeira experiência de Prass como dirigente. Ele jogou entre 1996 e 2020. O gaúcho fez cursos de gestão na Universidade do Futebol, Fundação Getúlio Vargas e tem bacharelado em Administração pela Faculdade das Américas, de São Paulo.
Prass visitou o Lyon-FRA e o Real Valladolid-ESP para conhecer como funciona a gestão dos clubes. O ex-goleiro também fez estágio no Palmeiras onde passou por todas as áreas do clube – do time jurídico ao departamento de marketing.
Carreira como goleiro
O ex-goleiro, de 45 anos, exercia função de comentarista após deixar os gramados. Revelado pelo Grêmio, passou por Francana, Vila Nova e ganhou o primeiro destaque no gol do Coritiba, entre 2002 a 2005. Depois, se transferiu para a Europa, onde defendeu o União de Leiria, de Portugal.
Prass retornou ao futebol brasileiro em 2009 para defender o Vasco da Gama. Ficou até 2012 no clube carioca, o qual defendeu 248 vezes e conquistou a Série B (2009) e a Copa do Brasil (2011).
Na sequência o goleiro foi contratado pelo Palmeiras, onde defendeu o gol entre 2013 o 2019. Ganhou destaque no time paulista sendo campeão da Série B (2013), Copa do Brasil (2015) e do Brasileirão (2016 e 2018). Como atleta do alviverde, chegou a ser convocado para Seleção Brasileira.
O último clube da carreira foi o Ceará. No time nordestino, ainda foi campeão da Copa do Nordeste (2020) antes de se aposentar.
Organograma do América-MG
Ainda não foi batido o martelo sobre o cargo exato que Prass terá no Coelho. Atualmente, o futebol do América fica sob supervisão de Fred Cascardo. Desde 2019, ele é o diretor de futebol do clube. As decisões envolvendo os rumos do futebol do Coelho envolvem outros personagens.
Marcus Salum, presidente da SAF do América-MG, também tem voz no que é decidido. Euler Araújo, integrante do Conselho de Administração e Alencar da Silveira Júnior, presidente do clube mineiro, são outras presenças no dia a dia.