Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    O ano de Neymar: recordes, polêmicas e lesões marcam 2023 do brasileiro; relembre

    Jogador terá de passar por cirurgia e deve ficar fora dos gramados por pelo menos seis meses

    Neymar comemora 78° gol pela Seleção Brasileira
    Neymar comemora 78° gol pela Seleção Brasileira Pedro Vilela/Getty Images

    Da CNN

    O atacante da Seleção Brasileira Neymar, rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo na partida contra o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026 na última terça-feira.

    O atleta passará por cirurgia em breve, segundo comunicado emitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde de hoje (18), não volta a jogar em 2023 e deve ficar fora dos gramados por pelo menos seis meses. Relembre os momentos mais marcantes do craque em 2023.

    Janeiro – finalista FIFA The Best 2022

    Em janeiro deste ano, a Fifa divulgou a lista com os candidatos ao prêmio “The Best” de melhor jogador do mundo em 2022, que contou com dois brasileiros: Neymar, ainda no Paris Saint-Germain, e Vinícius Júnior, do Real Madrid. Nenhum dos dois ficou nem entre os três melhores do prêmio.

    O jogador também reatou o namoro com a influenciadora Bruna Biancardi após seis meses separados. Os dois passaram a virada do ano juntos e assumiram a volta do relacionamento.

    Fevereiro – lesão no tornozelo direito

    No dia 19 de fevereiro, em partida contra o Lille-FRA pelo Campeonato Francês, levou uma trombada de um adversário e torceu o tornozelo direito. O atacante saiu do campo de maca e chorando.

    Março – cirurgia

    No dia 6 de março, o Paris Saint-Germain divulgou um novo boletim médico do craque, que apontou a necessidade de uma operação de reparação ligamentar. O jogador passou por uma cirurgia no tornozelo direito no dia 10 de março em Doha, no Catar. A cirurgia foi realizada no hospital Aspertar pelos médicos Rodrigo Lasmar, da Seleção Brasileira, Pieter D’Hooghe e James Calder.

    Abril – anúncio do 2º filho

    No dia 18 de abril, Neymar e a namorada, Bruna Biancardi, anunciaram pelas redes sociais que a influenciadora estava grávida do jogador. “Sonhamos com a sua vida, planejamos a sua chegada e saber que você está aqui para completar o nosso amor, deixa os nossos dias muito mais felizes”, escreveu Bruna na publicação.

    Ainda em abril, o jogador voltou ao PSG para finalizar o tratamento no tornozelo.

    Maio – protestos da torcida do PSG

    No início de maio, torcedores do PSG-FRA começaram a realizar protestos pela cidade. Os ultras da equipe fizeram um movimento na porta do CT. Nos dias seguintes, torcedores organizados protestaram em frente à casa de Neymar, gritando para que o brasileiro deixasse o clube. Um grupo também xingou Lionel Messi e pediu também a saída do argentino. Outros torcedores também se manifestaram nas ruas de Paris contra a diretoria e novamente contra Neymar e Messi.

    Junho – suposta traição

    No dia 21 de junho, Neymar usou as redes sociais para pedir desculpas para a namorada, Bruna Biancardi. O craque não deixou explícito o motivo do pedido, porém, na semana anterior, uma influenciadora afirmou ter tido um caso com o atleta.

    “Justificar o injustificável. Não precisava. Mas eu preciso de você na NOSSA vida […] Errei”, dizia a postagem.

    Poucos dias depois, o casal realizou um chá de bebê e anunciou que Bruna estava grávida de uma menina. Os dois também revelaram o nome da criança: Mavie. Alguns dias depois, outras mulheres revelaram algum envolvimento ou flertes envolvendo Neymar.

    Nas redes sociais, o atacante ironizou a situação: “Mais alguém?” e um emoji de risada. A postagem repercutiu, e Bianca Biancardi, irmã da namorada do atacante, saiu em defesa de Bruna.

    “Sugiro que pare de tratar as situações graves com risadinhas. Sei que é difícil enxergar a seriedade da situação quando não se tem responsabilidades, compromisso e cuidado com o próximo” dizia a postagem da cunhada do jogador.

    Julho – reapresentação no PSG

    No dia 11 de julho, Neymar se reapresentou ao Paris Saint-Germain-FRA, mas ainda estava sem previsão de retorno aos gramados. Realizou testes físicos e exames no CT da equipe francesa.

    Agosto – retorno aos gramados e transferência para o Al Hilal

    Sem jogar desde fevereiro, Neymar finalmente voltou a entrar em campo pelo Paris Saint-Germain no dia 3 de agosto. O brasileiro fez dois gols e deu uma assistência na vitória do PSG  por 3 a 0 em amistoso contra o Jeonbuk Hyundai, no estádio Busan Asiad, em Busan, na Coreia do Sul.

    No dia 15 de agosto, o Al Hilal, da Arábia Saudita, anunciou oficialmente a contratação de Neymar por duas temporadas. De acordo com o jornal francês L’Équipe, o PSG-FRA recebeu cerca de 90 milhões de euros (quase R$ 500 milhões) pela transferência, enquanto o jogador tem salário de aproximadamente 160 milhões de euros (R$ 870 milhões) pelos dois anos de contrato.

    O jogador chegou ainda lesionado e só entrou em campo com a camisa da equipe saudita após um mês.

    Setembro – Estreia no Al-Hilal

    Exatamente um mês depois de ser anunciado, Neymar fez sua estreia pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, no dia 15 de agosto, no clássico de Riad contra o Al-Riyadh, com goleada por 6 a 1.

    Neymar entrou aos 19 minutos no segundo tempo, no lugar do compatriota Michael, quando já estava 2 a 0. Ainda assim, o atacante teve participação direta na construção da goleada e estava envolvido nos quatro gols marcados pelo Al-Hilal desde que pisou no campo de jogo.

    Setembro – recorde na Seleção Brasileira

    Neymar se tornou o maior artilheiro da Seleção Brasileira em jogos oficiais, com 78 gols. No dia 8 de setembro, o camisa 10 marcou o quarto gol do Brasil contra a Bolívia, na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em vitória por 5 a 1 no Mangueirão, no Pará.

    Setembro – Suposta traição novamente

    Nas redes sociais, começou a circular um vídeo do jogador aparentemente curtindo uma balada em Barcelona, na Espanha, na companhia de duas mulheres. Após a repercussão, a noiva do atleta, Bruna Biancardi, fez uma publicação sobre o caso.

    “Boa tarde, estou ciente do ocorrido e mais uma vez decepcionada. Mas, na reta final da minha gravidez, o meu foco e preocupação estão direcionados exclusivamente a minha filha e é somente nisso que vou pensar no momento”, ela escreveu. Neymar não se manifestou sobre o caso.

    Setembro – imprensa espanhola noticia atrito com Jorge Jesus

    Segundo o jornal espanhol “Sport”, após o empate em 1 a 1 contra o Navbahor Namangan, pela Champions da Ásia, no dia 18 de setembro, o atacante teria pedido à diretoria do Al-Hilal que demitisse o treinador Jorge Jesus.

    Segundo o diário, Neymar não teria gostado das cobranças de Jorge Jesus no vestiário por quase ter sido expulo e, por isso, pediu à diretoria que o português fosse demitido.

    Em um comentário no Instagram, o camisa 10 do time saudita negou a informação. “Mentira… Vocês têm que parar de ficar acreditando nessas coisas, páginas como essa… Com milhões de seguidores, não podem ficar postando fake news! Com todo respeito do mundo, eu peço que pare com isso. É muita falta de respeito”, escreveu.

    Outubro – nascimento da filha

    No dia 6 de outubro, nasceu Mavie, filha de Neymar e Bruna Biancardi, na maternidade São Luiz Star, em São Paulo (SP). O atacante veio ao Brasil, mas não chegou a tempo de acompanhar o parto.

    Outubro – torcedor atira pipoca

    Após o empate em 1 a 1 entre Brasil e Venezuela, Neymar foi alvo de um saco de pipoca arremessado por um torcedor presente à Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta quinta-feira (12).

    O episódio, flagrado pela transmissão da partida, aconteceu quando o camisa 10 da Seleção deixava o campo a caminho do vestiário do estádio, que recebeu mais de 40 mil pessoas.

    Outubro – lesão

    Na derrota por 2 a 1 contra o Uruguai pela 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo. O atleta passará por cirurgia em breve, segundo comunicado emitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde desta quarta (18).

     

    (Publicado por Beatriz Consolin)


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas