Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula recebe taça da Copa do Mundo Feminina no Alvorada em primeira aparição após pneumonia

    Na cerimônia, que também contou com a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, presidente assinou um decreto de incentivo ao desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no país

    Lula recebe taça da Copa do Mundo Feminina no Alvorada em primeira aparição após pneumonia
    Lula recebe taça da Copa do Mundo Feminina no Alvorada em primeira aparição após pneumonia Ricardo Stuckert

    CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma cerimônia de apresentação da taça da Copa do Mundo Feminina, no Palácio do Alvorada, na manhã desta quinta-feira (30).

    O evento marcou a primeira aparição pública do presidente desde que foi diagnosticado, no último domingo, com um quadro de pneumonia leve, que o forçou a cancelar uma viagem de Estado à China.

    Na cerimônia, que também contou com a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, da primeira-dama Janja da Silva e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, Lula assinou um decreto de incentivo ao desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no país.

    “A Ana Moser está disputando para realizarmos a Copa do Mundo Feminina no Brasil. Estamos em uma posição melhor do que a que tínhamos quando sediamos a Copa masculina. E evoluímos no futebol feminino. O governo estará à disposição para trazermos a Copa de 2027 para o Brasil”, publicou o presidente no Twitter após o evento.

    A Copa do Mundo Feminina de 2023 acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia. O Brasil começa a disputa pelo título inédito com a fase de grupos contra França, Panamá e Jamaica. O mais próximo que a seleção já chegou foi em 2007, quando foi vice-campeã para a Alemanha.

    O decreto assinado determinou a criação da “Estratégia Nacional para o Futebol Feminino”.

    Além do incentivo à modalidade esportiva para “descoberta e encaminhamento de novos talentos”, há a determinação que, “em 120 dias, o Ministério do Esporte elabore um diagnóstico da situação atual do futebol feminino no país e um Plano de Ações até 2025 para a implantação da Estratégia”, apontou o Palácio do Planalto em comunicado.

    “Outros pontos da Estratégia Nacional a serem destacados neste mês da mulher são o combate à discriminação de meninas e mulheres nas práticas relacionadas ao futebol e o fomento à participação das mulheres em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes”, acrescentou.