Itália e Argentina se enfrentam nesta quarta pela Finalíssima; Uefa divulga troféu
Jogo será realizado em Wembley, na Inglaterra, e reúne os campeões da Eurocopa e da Copa América
As seleções masculinas de Itália e Argentina se enfrentam nesta quarta-feira (1°) no estádio de Wembley, na Inglaterra, pela Finalíssima. Este é um jogo comemorativo entre os campeões da Eurocopa e da Copa América, respectivamente.
A equipe italiana venceu a competição continental europeia ao bater a Inglaterra nos pênaltis e encerrar um jejum de 53 anos sem levantar essa taça. O que parecia ser o início de uma seleção que disputaria o título da Copa do Mundo de 2022 acabou sendo mais uma decepção.
Pela segunda vez consecutiva, o país não conseguiu se classificar para o torneio mais importante do futebol mundial. Assim, os jogadores italianos esperam que este jogo seja o início de uma reconstrução.
A Argentina não conquistava um troféu há 28 anos, mas venceu o Brasil na final da Copa América, disputada em 2021 no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Esse foi o primeiro título de Lionel Messi com a equipe principal do país.
O time sul-americano está há 31 jogos sem perder, e está confirmado para jogar no Catar, em novembro, na Copa do Mundo 2022.
Nesta semana, a Uefa, autoridade do futebol europeu, divulgou imagens da taça que será entregue ao vencedor do jogo. O objeto pesa 8,5 kg e tem 45 cm de altura. Ela é feito de latão e revestido com prata. A forma e o design são os mesmos do troféu da primeira edição, de 1985.
Esta será a terceira Finalíssima. Em 1985, a França derrotou o Uruguai por 2 a 0 em Paris. Já em 1993, a Argentina derrotou a Dinamarca nos pênaltis “em casa”, em Mar del Plata.
*com informações da Reuters