Vasco perde para o Inter em São Januário e se complica na luta contra o Z4
Colorado volta a vencer fora de casa após quatro meses e se afasta do perigo
Depois de animar a torcida com um clima de recuperação, o Vasco perdeu para o Internacional por 2 a 1, nesta quinta-feira (26), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi vaiado em São Januário.
O Colorado, por sua vez, foi dono de praticamente todo o jogo e voltou a vencer como visitante após quatro meses. Os gols foram marcados por Maurício e Enner Valencia, um em cada tempo. Alex Teixeira descontou para o Vasco.
O resultado complica a briga do Vasco contra o rebaixamento. O Cruzmaltino fica com 30 pontos, em 17º, e pode perder uma posição para o Santos, que encara o Coritiba na Vila Belmiro às 21h30.
Na próxima rodada, o Vasco tem confronto direto contra o Goiás, na Serrinha, em Goiânia. A partida será no domingo (29), às 16h. O time carioca não poderá contar com Paulinho e Erick Marcus, que foram expulsos nesta quinta.
Já o Inter engata a segunda vitória consecutiva e se afasta do perigo, chegando ao 11º lugar, com 38 pontos. Na 30ª rodada, encara o Coritiba no Beira-Rio, também domingo, às 18h30.
Inter soberano na primeira etapa
Nos primeiros minutos de jogo, empurrado pela torcida, o Vasco tentou sufocar o Inter e chegou a criar uma chance em chute cruzado de Vegetti, que parou nas mãos de Rochet. Mais tranquilo, o Inter começou a gostar da partida e a dominar o Cruz-Maltino.
Tanto que, logo em seguida, Alan Patrick aproveitou bobeada de Paulinho e deu um passe açucarado para Maurício marcar para o Colorado. Valencia chegou a ampliar, mas o gol foi anulado por posição irregular.
Impaciência da torcida reflete em campo
Acostumada a transformar São Januário em um verdadeiro caldeirão, a impaciência da torcida também se reflete em campo. O que se viu após o gol de Maurício foi o Vasco nervoso e errando lances bobos na primeira etapa.
Com amplo domínio, o Internacional chegou próximo do segundo gol, para o desespero dos vascaínos, que viram Léo Jardim salvar. A partida foi para a etapa final com 1 a 0 para o Colorado. O resultado ficou barato para o Vasco.
Mesmo roteiro em tempos diferentes
O filme se repetiu nos primeiros 15 minutos da segunda etapa. Necessitando da vitória, o Vasco pressionou o Inter e, por pouco, não chegou ao empate com boa intervenção de Rochet.
E na primeira escapada do Colorado, Valencia invadiu a área, após bobeada da defesa vascaína, e ampliou para o Internacional, para desespero da torcida que lotou mais uma vez São Januário.
Vaias para Léo
Após vacilar no segundo do Inter, Léo se tornou alvo da torcida do Vasco. Toda vez que o camisa 3 — um dos líderes do time — pegava na bola, a torcida vaiava. Visivelmente abalado, o jogador começou a errar em lances fáceis e saiu de campo como um dos vilões da partida. No final, um misto de aplausos com vaias da torcida.
Reação tardia
Ramón Díaz mexeu no time após sofrer o segundo gol, e suas mudanças melhoraram um pouco o Vasco. Mas era tarde demais. Em uma jogada de Erick Marcus, Alex Teixeira de cabeça diminuiu para o Cruzmaltino.
O gol inflamou a torcida, a equipe da casa rondou a área do Colorado, mas a reação sendo tardia demais. Entretanto, o Vasco mostrou que pode correr atrás e melhorar seus resultados na luta contra o rebaixamento.
No final da partida, já amarelados, Erick Marcus e Paulinho levaram o segundo amarelo e acabaram expulsos já nos acréscimos.
Vasco 1 x 2 Internacional
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 31min 2ºT), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Alex Teixeira, 24min 2ºT), Praxedes (Jair, 25min 2ºT), Paulinho e Payet (Erick Marcus, 32min 2ºT); Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Internacional: Rochet; Bustos (Nico Hernandez, 40min 2ºT), Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Maurício (Igor Gomes, 16min 2ºT), Aránguiz (Bruno Henrique, 30min, 2ºT) e Wanderson; Alan Patrick (De Pena, 30min 2ºT) e Valencia (Pedro Henrique, 40min 2ºT). Técnico: Eduardo Coudet. Técnico: Eduardo Coudet.
Gols: Mauricio, do Inter (19min, 1ºT); Valencia, do Inter (13min, 2ºT); Alex Teixeira, do Vasco (38min, 2ºT).
Cartões: Zé Gabriel, do Vasco (35min, 1ºT); Paulinho, do Vasco (02min, 2ºT); Wanderson, do Inter (06min, 2ºT); Rochet, do Inter (12min, 2ºT); Erick Marcus, do Vasco (42min, 2ºT); Paulinho, do Vasco (45min 2ºT – expulso); Erick Marcus, do Vasco (49min, 2ºT – expulso).
Motivo: Jogo válido pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 26 de outubro de 2023 (quinta-feira), às 19h (de Brasília).
Local: São Januário, Rio de Janeiro.
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP).
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP).