São Paulo toma virada contra o Internacional e perde antes de final da Copa do Brasil
Tricolor Paulista não vence há sete jogos no Campeonato Brasileiro
O São Paulo entrou em campo contra o Internacional no estádio Beira-Rio com um time considerado titular e acabou saindo derrotado na abertura da 23º rodada do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor até saiu na frente. No fim do primeiro tempo, o zagueiro Mercado recuou a bola para o goleiro Keiller que se atrapalhou. Alisson tomou a bola e acabou sendo derrubado dentro da área pelo arqueiro Colorado. Na cobrança de pênalti, Calleri não desperdiçou.
O Internacional, cheio de desfalques, voltou melhor para a segunda etapa e pressionou o São Paulo até conseguir o empate com o lateral direito Fabricio Bustos, aos 13 minutos.
Os Colorados continuaram atacando e a atitude deu resultado. Aos 24 minutos, Renê arriscou de fora da área e fez um belo gol para virar o placar e dar a vitória ao Internacional, 2 a 1.
O São Paulo está há sete jogos sem vencer no Brasileirão e ainda não conquistou vitórias como visitante no campeonato. Agora o Tricolor tem pela frente a grande decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, no próximo domingo (17/09), no Maracanã.
Já o Internacional quebra um jejum de 10 partidas sem vitórias e se recupera no Brasileirão.
Toma lá, dá cá
O Inter controlou a posse de bola, pressionando a saída do São Paulo e aproveitando a dificuldade dos zagueiros do Tricolor. Com dois minutos, o São Paulo errou na saída de bola, Maurício saiu na cara do gol e Rafael fez bela defesa.
O jogo não teve grandes chances, e foi marcado por muitas faltas para cada lado. Aos 16, Lucas recebeu bela cobrança de escanteio de Wellington Rato sozinho entre os zagueiros, mas testou para fora.
Defende!
Se no início da partida o Colorado pressionou, do meio para o final da primeira etapa foi a vez do São Paulo subir para o ataque. Aos 39, Calleri cabeceou forte para o gol após cobrança de escanteio, Keiller se esticou e espalmou para fora.
Assim não, Keiller!
Se a partida, disputada e ajustada até o final do primeiro tempo, caminhava para um justo 0 a 0, Keiller optou por dar emoção ao jogo. Mercado recuou, Keiller dominou errado, a bola escapou e o goleiro fez pênalti em cima de Alisson na dividida.
Na cobrança, Calleri desencantou! O pênalti foi mal cobrado, no meio do gol, mas Keiller já havia caído, e apenas desviou com o pé antes da bola entrar. O argentino voltou a marcar e o São Paulo fez o 1 a 0.
Outro segundo tempo
O São Paulo retornou ao gramado do Beira-Rio apenas para assistir o Internacional jogar. Recuado, mas espaçado, o Tricolor permitiu que o Inter dominasse a partida. Na primeira chance clara, aos 13 minutos, o Colorado invadiu a área em troque de passes, e viu a bola sobrar na frente da pequena área para Bustos empatar em 1 a 1 com foguete no ângulo.
O gol não acordou os visitantes e deu gás ao Inter. Para mais de 20 mil torcedores, o time gaúcho dominou todas as ações. Aos 17, Maurício obrigou Rafael a defender belo chute de longe.
Aos 24, a bola rodou por quase um minuto no meio de campo do Inter até que Renê resolveu arriscar. O futuro “papai”, como revelou na comemoração, acertou linda finalização no ângulo de Rafael e virou a partida para 2 a 1. O jejum de dez vitórias se aproximava do final.
A vitória fez o Internacional subir para a 10ª colocação provisória no Campeonato Brasileiro. O São Paulo chega a sete jogos sem vencer, no 12º lugar, podendo ser ultrapassado por Corinthians e Cruzeiro.
Próximos compromissos
O Internacional terá semana cheia para trabalhar de olho no Athletico, na próxima quinta-feira (21), às 19h30 (de Brasília), pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o São Paulo tem um grande desafio no final de semana pela Copa do Brasil. O primeiro jogo da decisão contra o Flamengo, acontece no Maracanã, neste domingo (17), às 16h (de Brasília).
Internacional 2 x 1 São Paulo
Internacional: Keiller; Bustos, Hugo Mallo, Mercado (Nico Hernández, 1min 2ºT), Renê; Gabriel (Rômulo, 1min 2ºT), Bruno Henrique (Matheus Dias, 45min 2ºT), Maurício (Igor Gomes, 37min 2ºT), Wanderson, Alan Patrick (Campanharo, 47min 2ºT); Lucca. Técnico: Eduardo Coudet.
São Paulo: Rafael; Rafinha (Nathan, 35min 2ºT), Diego Costa, Beraldo, Caio (Patryck, 1min 2ºT); Pablo Maia, Alisson, W. Rato, Lucas (Michel Araújo, 24min 2ºT); Calleri (Pato, 34min 2ºT) e Luciano (Rodrigo Nestor, 24min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Bustos (14min 2ºT); Renê (25min 2ºT), do Internacional; Calleri (48min 1ºT), do São Paulo.
Cartões amarelos: Mercado (17min 1ºT); Keiller (47min 1ºT), do Internacional; Diego Costa (16min 1ºT; Pablo Maia (41min 1ºT); Rafinha (30min 2ºT); Calleri (48min 2ºT), do São Paulo.
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 13 de setembro de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva -MG
Assistentes: Felipe Costa de Oliveira-MG e Leone Carvalho Rocha-GO
VAR: Rodolpho Toski Marques-PR
Público: 20.763 torcedores
Renda: R$ 318.063,00