Inter faz campanha para chegar bater meta de sócios-torcedores em 2024
Clube faz três jogos seguidos no Beira Rio, contra Flamengo, Criciúma e Fluminense
O Internacional faz campanha para chegar aos 150 mil sócios-torcedores ainda na temporada 2024. Em meio ao bom momento vivido nesta reta final de Campeonato Brasileiro, com 12 jogos de invencibilidade e a 5a posição na tabela, com 53 pontos, a direção Colorada se apega ao fato de fazer três jogos seguidos dentro do Beira Rio, diante de Flamengo, Criciúma e Fluminense – o primeiro aconteceu na noite desta quarta-feira (30), enquanto os outros acontecem em 5 e 8 de novembro, respectivamente.
Atualmente, o Internacional já é o segundo clube brasileiro com o maior número de sócios, com 145 mil no total, ficando atrás somente do Palmeiras, com 200 mil.
“Atingir esta marca de 150 mil sócios já estava no planejamento do Inter para 2024. Aumentamos de 120 para 140 mil sócios no início do ano, mas o crescimento foi interrompido em virtude das enchentes. Recuperamos nosso estádio, nosso CT e o alto nível em campo. Agora, temos três jogos consecutivos e decisivos no Beira-Rio, na iminência de atingir uma marca expressiva, um recorde histórico para o Clube do Povo. Convidamos o torcedor a se associar, usufruir dos diversos benefícios, oportunidade de assistir aos jogos mais importantes, além de ajudar a aumentar uma receita importante, que é do quadro social. Os nossos sócios são o maior patrocinador do Inter”, afirma Nelson Pires, vice-presidente de Marketing.
Ao contrário da maioria das agremiações, é válido destacar que o Internacional ficou quase dois meses sem atuar no Beira Rio, em razão das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul ao final do mês de abril.
Mesmo com este impacto, o clube conseguiu ver seus fãs permanecerem no programa em sua grande maioria neste período, e as receitas que vieram dos sócios não apenas ajudaram o clube com reforços, mas principalmente na reconstrução do estádio e do centro de treinamento Parque Gigante, que foram devastados com as chuvas. O faturamento médio do Inter com seu programa de sócios tem ficado perto dos R$ 8 milhões por mês.
Em média, durante os jogos no Beira Rio, o Internacional tem 60% de seu público formado por sócios-torcedores.
“Desde que assumimos a gestão, deixamos claro a importância do sócio-torcedor para o Internacional, desde aqueles que pagam a menor mensalidade, de R$ 10, até quem tem as cadeiras locadas. Essas receitas são fundamentais para as nossas finanças, além de proporcionar investimentos em nosso elenco, que é o que o torcedor almeja. É importantíssimo manter essa sinergia entre as diferentes frentes: equipe, torcida, sócios e direção como um todo, pois desta maneira o sucesso em algum momento vai acontecer”, afirmou o presidente Alessandro Barcellos.
Outro detalhe que contribui para essa adesão está no fato do Colorado ser considerado uma das agremiações mais democráticas do país quando o assunto é eleição, com uma quantidade expressiva de votantes. Nas eleições do final do ano passado, 29.800 associados apareceram para votar, um recorde para clubes de futebol no Brasil.
Na temporada de 2023, as receitas dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, com programas de sócios-torcedores, aumentaram em 72%. Os valores chegaram aos R$ 705 milhões, R$ 296 milhões a mais em comparação com o ano anterior. Entre os clubes que mais auxiliaram na evolução da estatística, destacam-se Corinthians, Flamengo, Internacional, Grêmio e Palmeiras. Os dados são da edição de 2024 do Relatório Convocados, elaborado pela Consultoria Convocados em parceria com a Galapagos Capital e a Outfield.
Clube buscou empresa americana de consultoria de gestão para ajudar na reconstrução
O Internacional calcula um prejuízo de R$ 90 milhões com os impactos das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano. Os números foram revelados no último mês pelo presidente do clube, Alessandro Barcellos, que também citou para os danos técnicos que o time sofreu, ao não conseguir treinar em seu centro de treinamento, e se ver obrigado a jogar longe do Beira-Rio por muitas rodadas.
Para tentar minizar esses danos e pensar numa retoma imediata, o clube contratou a Bain & Company, empresa americana de consultoria de gestão, com sede em Boston, tendo como foco a criação de uma estratégia de engajamento e monetização da base de fãs.
Ao longo das últimas semanas, a Bain, que presta consultoria a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos, com sua ampla experiência em mais de 300 projetos esportivos ao redor do mundo, realizou uma análise profunda da base de torcedores e simpatizantes do Inter, identificando oportunidades de segmentação, perfil de consumo, e novas possibilidades de receitas diretas e indiretas.
Utilizando dados, pesquisas qualitativas e quantitativas, além de benchmarks globais e nacionais, a consultoria desenvolveu um plano de ação que será entregue no final deste mês. A Bain continuará acompanhando periodicamente a execução dessa estratégia, garantindo que as iniciativas planejadas sejam implementadas e otimizadas conforme necessário.
“Estamos comprometidos em garantir a sustentabilidade financeira do Internacional, apesar dos desafios impostos, como a recente enchente. A adesão de novos sócios e a redução de custos são reflexos desse esforço contínuo. Com mais parcerias, buscamos novas fontes de receita e trabalhamos para que o Clube se fortaleça cada vez mais, equilibrando dívidas e investindo no nosso futuro”, afirma o presidente Alessandro Barcellos.
É válido ressaltar que desde que assumiu a gestão, o crescimento do endividamento do Internacional vinha sendo controlado nos últimos anos, através de muito esforço, no equilíbrio entre se manter uma equipe competitiva e, ao mesmo tempo, um clube mais eficiente. Nessa linha, somente no ano passado, o Internacional conseguiu pagar 175 milhões de reais em compromissos de anos anteriores, valor inferior ao crescimento do seu endividamento.
“Seguimos determinados a consolidar a nossa trajetória de crescimento e estabilidade, focando em mais eficiência, em novas oportunidades e parcerias que permitam ao clube continuar competitivo dentro e fora de campo”, complementa Barcellos.
Em 2000, o Internacional registrava 6 mil sócios em sua carteira, e iniciou um planejamento estratégico para ampliar esse número e fortalecer ainda mais o vínculo com sua apaixonada torcida. Em 2014, o Colorado foi o primeiro clube brasileiro a ultrapassar a marcar de 100 mil sócios. E em 2017, o clube e a BRIO escolheram a Imply como fornecedora de tecnologia, implementando a Plataforma ElevenTickets para acelerar a transformação digital, revolucionar a gestão e a maneira como os torcedores interagem com o clube.
Dentre as tecnologias e serviços implementados estão o SuperApp Mundo Colorado, Portal Web, venda de ingressos em diversos canais, gestão de sócios com ondas de vendas, controle de acessos ao Estádio Beira-Rio com reconhecimento facial, programa de vantagens, gamificação, equipes de suporte e SAC, integração com ERP, entre outras soluções.