Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Zagueiro que jogou em quatro décadas anuncia aposentadoria de seleção aos 43 anos

    Ildefons Lima, capitão e ídolo de Andorra, fez nesta terça seu último jogo pela equipe nacional

    Bruno Rodriguesda CNN

    Para os suíços, a vitória desta terça-feira (12) por 3 a 0 sobre Andorra, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024, pode ter sido apenas um triunfo protocolar diante de um adversário inferior. Contudo, para os andorranos, a partida marcou a despedida do maior símbolo do futebol nacional.

    O zagueiro e capitão Ildefons Lima, de 43 anos, foi substituído aos 23 minutos do primeiro tempo e aplaudido de pé pelos torcedores presentes no Stade de Tourbillon, em Sion, na Suíça.

    A partida encerrou uma trajetória impressionante de 137 apresentações pela seleção ao longo de quatro décadas desde a sua estreia, em 1997 — o defensor representou o país nos anos 1990, 2000, 2010 e 2020.

    Além de jogador com mais partidas, Ildefons é também o maior artilheiro da história de Andorra, com 11 gols. Número maior que o de vitórias, por exemplo: apenas seis em todos esses anos defendendo a equipe nacional.

    A nível de seleções, eu gostaria ter vencido algum jogo a mais, porque realmente ganhei poucos. Mas se você parar e pensar o que é Andorra… Nossos rivais usam metralhadoras AK-47, nós usamos pistolas de água

    Ildefons à revista espanhola Panenka, em 2019

    Nascido em Barcelona, Ildefons Lima se mudou com os pais ainda bebê para o país vizinho. Durante sua carreira como atleta, atuou por clubes como Espanyol B e Rayo Vallecano, da Espanha, além de passagens pela Triestina, da Itália, e times andorranos.

    Nos 26 anos em que viajou pela Europa e pelo mundo defendendo a seleção de Andorra, o jogador acumulou experiências contra alguns dos maiores craques do futebol mundial. Inclusive, ele estima que sua coleção de camisas, conseguidas nas trocas com jogadores adversários, supera as 900 peças e conta com uniformes usados por figuras como Andriy Shevchenko, John Terry e Cristiano Ronaldo.

    Ildefons Lima (esq.) conversa com Cristiano Ronaldo em duelo entre Andorra e Portugal
    Ildefons Lima (esq.) conversa com Cristiano Ronaldo em duelo entre Andorra e Portugal / Octavio Passos/Getty Images

    Desses encontros com grandes rivais, Ildefons guarda na memória um amistoso contra o Brasil, disputado em 1998, em Paris, que terminou com vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0. Foi nessa partida, conta o andorrano, que ele enfrentou o melhor jogador que já viu.

    “Quem mais me impressionou foi o Ronaldo Nazário. Em 1998, ele estava em seu melhor momento. Eu jogava com ele no PlayStation 1 e, de repente, tinha ele diante de mim”, disse.

    Ronaldo se despediu do futebol em 2011, quando o PlayStation estava na sua terceira versão. Doze anos depois, já na era do PlayStation 5, Ildefons Lima colocou ponto final em sua carreira.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos