West Ham x Fiorentina: final da Liga Conferência terá duelo entre Lucas Paquetá e Arthur Cabral
Ingleses e italianos buscam encerrar na República Tcheca filas de mais de 20 anos sem título
A final da Liga Conferência da Europa, a terceira na hierarquia da UEFA, terá um duelo entre os brasileiros Lucas Paquetá, principal referência técnica do West Ham-ING, e Arthur Cabral, artilheiro da Fiorentina-ITA com 16 gols na temporada.
Além disso, estará em jogo — em Praga, na República Tcheca, dia 7 de junho— o fim de um longo jejum. Os londrinos não vencem um título desde 1999, quando foram campeões da Taça Intertoto da UEFA, espécie de antecessora da Liga Conferência, realizada entre 1995 e 2008.
Já a Viola está na fila desde a temporada 2000-01, quando venceu a Copa Itália com um time que tinha o brasileiro Leandro Amaral como titular no ataque.
O West Ham conseguiu a classificação para a final ao vencer o AZ Alkmaar, na Holanda, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo espanhol Pablo Fornals nos acréscimos do segundo tempo.
https://twitter.com/WestHam/status/1659308883628773378
Como tinham vencido o primeiro jogo por 2 a 1, os Hammers já contavam com a vantagem do empate, e o gol só aumentou a festa.
Torcedor da Fiorentina passa mal e jogo é interrompido
Já a Fiorentina teve um pouco mais de drama envolvido. Derrotada por 2 a 1 pelo Basel-SUI, em Florença, no primeiro jogo, a Viola precisava da virada na Basileia para seguir viva na Liga Conferência.
E conseguiu. Com dois gols do argentino Nicolás González, o time italiano venceu por 2 a 1 no tempo normal — Amdouni descontou para o Basel.
https://twitter.com/acffiorentina/status/1659318479827222534
A decisão foi para a prorrogação, e ganhou contornos de tensão quando, no segundo tempo, um torcedor da Fiorentina passou mal na arquibancada e precisou ser retirado às pressas. O jogo foi interrompido enquanto a situação era resolvida.
Quando a disputa de pênaltis se aproximava, o tcheco Antonín Barák achou um gol aos oito minutos de acréscimos do segundo tempo da prorrogação e garantiu a vaga da Fiorentina na final em seu país de origem, dia 7 de junho, às 16h.